Governo de Rondônia
28/03/2024

CORONAVÍRUS

Complexo Hospitalar de Cacoal adota medidas de segurança e reserva setor exclusivo para atendimento de possíveis casos de Covid-19

24 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Entre as medidas de prevenção, tendas de triagem foram montadas na parte externa dos hospitais

Como forma de prevenção ao coronavírus, garantindo a segurança dos profissionais da saúde e também de pacientes já internados ou que necessitem dos hospitais do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal (Cohrec), algumas medidas são adotadas no Heuro (Hospital de Emergência e Urgência) e no HRC (Hospital Regional).

A direção do Complexo Hospitalar está focada principalmente no treinamento das equipes que atuam nos hospitais e na organização de todo o espaço físico das unidades hospitalares. “São ações que visam o preparo de contingência de fluxo, a prevenção à infecção pelo Covid-19. Além disso, estamos preparando toda a estrutura hospitalar para recebermos pacientes que apresentem sintomas do coronavírus, dentro das diretrizes do Ministério da Saúde”, explica a diretora de Práticas Assistenciais do Complexo Hospitalar de Cacoal, Ângela Antunes, que integra o Grupo Técnico de Enfrentamento ao Covid-19 do Cohrec.

Entre as medidas de prevenção, tendas de triagem foram montadas na parte externa dos hospitais. “As tendas foram montadas para atender os pacientes que especificamente apresentam os sintomas do Covid-19. As equipes médicas farão a avaliação do paciente, se apresenta sintomas leves, moderados e graves, se há a necessidade de internação. Além disso, foram preparados, dentro dos hospitais, leitos específicos para o atendimento e tratamento dos pacientes que apresentem sintomas do coronavírus”, explicou o enfermeiro Jonathan Souza, coordenador do setor para Covid-19 do HRC.  Vale ressaltar que uma parte do setor de urgência do HRC foi isolada para a criação da unidade Covid-19.

Como explicou Ângela Antunes, a atenção neste momento tem sido tanto na organização da estrutura para preparar os hospitais para o fluxo de casos suspeitos, bem como orientações aos servidores referentes ao uso racional de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higienização pessoal e do local de trabalho e a paramentação correta para atendimentos aos casos suspeitos. Foram criados kits contendo todos os EPIs necessários para atendimento aos casos suspeitos e toda a equipe está preparada para oferecer atendimento caso algum haja alguma confirmação do vírus.

Equipes estão passando por constantes atualizações sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus

TREINAMENTO

Ao longo dos últimos dias, funcionários que atuam nos diversos setores dos hospitais, como Admissão, Ambulatório e Unidades de Terapia Intensiva, estão em constante atualização sobre as medidas de prevenção ao coronavírus nas duas unidades do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. “Assim como as equipes do setor de limpeza de ambos os hospitais, que receberam treinamento específico para a realização de limpeza concorrente e terminal dos leitos da unidade Covid-19”, completou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Flávia Rejane.

Em ambos os hospitais as visitas foram suspensas e o um novo fluxo para troca de acompanhantes foi definido, assim como a atuação em conjunto pelo Serviço Social e Psicologia para a comunicação de tais mudanças, bem como a prestação de informações referentes à prevenção para os pacientes e acompanhantes internados.

Leia Mais:

Equipes estão passando por constantes atualizações sobre as medidas de enfrentamento ao coronavírus


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Arquivo Cohrec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo