Governo de Rondônia
16/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Compromisso com educação marca reunião do Consórcio Brasil Central

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Fórum de governadores foi realizado em Palmas, capital do Tocantins

Fórum de governadores foi realizado em Palmas, capital do Tocantins

Os debates travados na reunião do Fórum de Governadores Brasil Central, encerrada nesta sexta-feira(3), em Palmas, capital do Tocantins, deixaram contribuições importantes para o desenvolvimento regional, na avaliação do governador Confúcio Moura.  Pautas como educação, segurança pública e alternativas para fortalecer a economia resultaram em decisões que serão postas em prática pelos estados participantes.

A reunião, conforme Confúcio Moura, teve momentos de críticas ao formato como a formação de nível médio do ensino brasileiro está comprometida pela falta de iniciativas que alterem o estado de abandono. “Há necessidade de avanços no ensino da língua portuguesa e na matemática. Também é necessário motivar aluno “, defendeu.

O governador disse que a solução para este quadro é o envolvimento maciço dos governadores focando o ensino profissionalizante. Ele destacou ainda que é necessário mudar as situação das escolas. “Em Rondônia, precisamos alcançar de 7.200 a 10 mil estudantes”, atestou.

TURISMO

Outro tema destacado por Confúcio foi o estabelecimento de uma política voltada para o turismo em que os estados participantes do fórum concordaram que é possível criar roteiros que favoreçam as belezas que cada estado possui.

“A região oferece alternativas para o turismo de contemplação, com suas belezas naturais”, acentuou o governador de Rondônia. Ele assegurou que a proposta inclui a divulgação deste potencial no país inteiro e no exterior.

Na área de segurança pública, um dos representantes de Goiás propôs o envolvimento de todos os estados com serviços de inteligência para atuar nas fronteiras. Este trabalho será fortalecido com meios tecnológicos.

Confúcio destacou, finalmente, que Tocantins ofereceu todo o conhecimento adquirido para instalar e por em funcionamento a Universidade Corporativa, que oferece formação contínua ao servidor público a fim de assegurar o compromisso com a qualidade nos serviços essenciais ao cidadão.

FINANÇAS

O cenário nacional e as dívidas dos estados com a União também pautaram os debates na reunião do Fórum Brasil Central.

Questionado sobre as dívidas que os estados têm com a União e que foram objeto de embate judicial, Confúcio Moura explicou que o momento em que foram firmadas, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, o momento era diferente. “A visão que tínhamos era outra, era possível quitar tudo. Mas o cenário está transformado e a contas ficaram impagáveis”, concluiu.

Leia mais

Confúcio Moura sugere que governadores apresentem ao presidente interino sugestões para o país


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Elizeu Oliveira/Governo do Tocantins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo