Governo de Rondônia
23/04/2024

Tecnologia

Comunicação ganha novos formatos na era tecnológica

11 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

oficina

Oficina realizada pelo governo do estado apresenta novas diretrizes para comunicação; Evento reuniu jornalistas de todo o estado em Porto Velho

Marketing de Conteúdo e Convergência de Mídias marcaram a 3ª Oficina de Comunicação promovida pelo Governo do Estado no dia 9, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. Promovido pelo Departamento de Comunicação (Decom) do governo. Os temas do evento foram abordados por profissionais da área e o curso destinado a jornalistas, acadêmicos e servidores regionais.

Jornalista Fred Perillo

Jornalista Fred Perillo

O jornalista Fred Perillo explicou a importância do conteúdo jornalístico promovendo assim o marketing de conteúdo, que visa apresentar a notícia mais elaborada dando ênfase às histórias dos entrevistados. “Atualmente o leitor está mais propenso a consumir a notícia que traz a historicidade do personagem entrevistado”, destacou Perillo, assinalando o compartilhamento desta informação a partir das redes sociais.

“É interessante a empresa vender uma ideia e não um produto, pois se torna uma propaganda mais atrativa e causa identificação”. entende Amabile Cazarin, assistente do Departamento de Comunicação governamental, o órgão responsável pela realização do evento.

Notícia virtual

3 - evelyn

Professora MS Evelyn Morales, da Unir

A professora universitária Evelyn Morales ampliou os conhecimentos dos participantes ao abordar sobre a convergência de mídias, que é a adaptação dos meios de comunicação para a nova ferramenta comunicacional chamada internet. “O rádio, apesar de ser um dos mais antigos meios de comunicação de massa, também já está se adaptando à realidade virtual. Hoje já é possível uma entrevista ser veiculada na internet”, destacou a professora, que denominou como “mídia sonora” a participação do rádio no sistema virtual.

Assim como o rádio, o jornal impresso e a televisão – meios de comunicação tradicionais – tendem a se adequar à nova realidade da comunicação social. “A convergência digital tem possibilidade o acesso a informação de forma democrática e cada vez mais prática, favorecendo a inclusão”, opina o jornalista Geovani Berno.

Apuração

2 - abdoral

Jornalista Abdoral Cardoso

O jornalista Abdoral Cardoso reforçou a importância da apuração para que a notícia seja levada ao consumidor de forma isenta dando ênfase a técnica da “Pirâmide Invertida”, onde as principais informações são dadas nos primeiros parágrafos, deixando as menos relevantes para o final da matéria.

Apoio

Durante a realização da Oficina ocorreu o lançamento da campanha de doação de sangue, com criação de alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda da faculdade Uniron para a Fhemeron, cujo título é “A felicidade está no sangue de quem doa”.

O diretor Alexandre Porto, da Uniron, ofereceu o auditório da instituição às  disposição da nova oficina, para que ocorra uma interação maior entre o Decom e os acadêmicos. A realização da IV Oficina em Comunicação está prevista para novembro deste ano”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio e Giovani Berno
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo