Governo de Rondônia
28/03/2024

CAFEICULTURA

Concafé de Rondônia tem mais de 200 cafeicultores inscritos

23 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) promete superar as expectativas da organização neste ano. Criado no ano passado para mostrar a potencialidade dos cafeicultores no estado, o concurso conta este ano com 231 inscrições, nas modalidades Qualidade e Sustentabilidade. As inscrições vieram de cafeicultores de 30 municípios rondonienses.

Vencedores do Concafé 2017 receberão 25 mil reais em prêmios.

O Concafé surgiu com o objetivo de incentivar uma melhor produção de café no Estado. O primeiro concurso, realizado em 2016, apresentou um café de altíssima qualidade surpreendendo especialistas convidados para certificar o produto.

As inscrições foram abertas em abril deste ano com prazo até 14 de julho, isenta de taxa. O prazo para entrega das amostras vai até o próximo dia 31, quando seguirá para análise, em Cacoal.  As 150 amostras da modalidade Qualidade entregues até o momento já estão sendo classificadas.

Após a análise, serão selecionados os 30 produtores finalistas do concurso, estes deverão ser submetidos à auditoria por membros da comissão organizadora, que coletarão uma nova amostra do lote do café participante para comprovação da veracidade.

Nos dias 8 e 9 de setembro, essas 30 amostras serão submetidas à análise, por profissionais Q-Graders e equipe da Nestlé, experientes em degustação de café canéfora, para atribuir pontuações à qualidade da bebida, levando-se em consideração atributos como: sabor do café: fragrância/aroma; retrogosto; relação salinidade/acidez; relação amargor/doçura; sensação na boca; equilíbrio; uniformidade; limpeza e conjunto.

A cerimônia de premiação dos produtores será realizada no dia 28 de setembro, no município de Cacoal, quando os vencedores receberão, juntos, 25 mil reais em prêmios, além de um troféu de participação indicando a sua classificação.

Leia mais:
 Segunda edição do concurso do café será lançada
Cafeicultores classificados no concurso de qualidade do café são premiados em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo