20/04/2024

Concurso de Redação premia alunos da rede estadual em Cacoal

14 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Aluna do Ensino Médio do Campo ficou em segundo lugar no concurso e ganhou uma bicicleta

Alunos de quatro escolas da rede estadual de ensino de Cacoal participaram do 1º Concurso de Redação realizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhar (Cerest), órgão ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do Cerest foi promover, junto aos alunos, uma reflexão sobre a relação do jovem e o mundo do trabalho, considerando a importância da leitura e da escrita. Com o tema “Como promover a cultura de prevenção de acidentes de trabalho na sociedade contemporânea”, o concurso contou com a participação das escolas Aurélio Buarque de Holanda, Celso Ferreira da Cunha, Clodoaldo Nunes de Almeida e Cora Coralina.

“O aluno que está em sala de aula hoje ou já é um trabalhador ou será muito em breve e ele precisa ter a cultura prevencionista. Desta forma, ele evita por exemplo acidentes de trabalho e diversas doenças relacionadas. E nisso o Cerest tem como principal missão a prevenção e a educação, pois entendemos que assim nós conseguimos diminuir as filas nos hospitais, nos postos de saúde e também a saturação do INSS.”, destacou a gerente do Cerest em Cacoal, Selma Lima.

Alunos ficaram eufóricos com as premiações

Entre os vencedores do 1º Concurso de Redação do Cerest está a aluna Fernanda da Silva Bordignon, do 3º ano do Ensino Médio do Campo, que ficou em segundo lugar e ganhou como premiação uma bicicleta. A aluna ficou bastante eufórica com a conquista e falou da importância de atividades como esta.

“É um privilégio poder participar e abordar um tema que nós vivenciaremos em breve, que é a segurança do trabalhador, pois nós também estaremos no mercado de trabalho. Eu não esperava ganhar, mas estou muito feliz. É importante parabenizar essa iniciativa, pois incentiva os alunos a se dedicarem nas atividades, não só pelo prêmio, mas pela importância do assunto”, enfatiza a aluna Fernanda Bordignon.

A coordenadora regional de Educação em Cacoal, Marlene Ceconi comemorou a parceria com a Cerest e agradeceu a iniciativa. “Precisamos de parcerias assim, que incentivam e fortalecem a educação. Os meus agradecimentos sinceros ao Cerest que levou este concurso para as escolas e os meus agradecimentos também aos professores e diretores escolares que incentivaram a participação dos alunos do ensino médio”, conclui.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin