EXPOARI

Concurso Leiteiro Regional incentiva pequeno produtor do Vale do Jamari

03 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Concurso resultou na produção de 684,6 quilos de leite

A 17ª edição do concurso leiteiro foi marcada nesta ano por  uma disputa acirrada na categoria novilha. A diferença  do primeiro para o segundo lugar foi de um copo grande de leite, exatamente 495 gramas, o que fez  da vaca Itália a campeã na 33ª  Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari).

A proprietária da novilha Itália, Luana Vital, do município de Monte Negro, é de uma família tradicional na atividade leiteira, e já coleciona títulos de vários concursos leiteiros, mas, segundo ela, essa vitória teve um sabor especial, por vencer a novilha Leise, de Ariquemes, que mostrou ser uma grande  produtora de leite, pois na semi-final a diferença foi menor ainda, apenas 0,60 gramas. “A emoção foi quase insuportável”, declarou Luana.

Luana explicou que ela e sua família participam do programa Inseminar, do governo estadual, e conta com a assistência técnica da Emater, o que contribui para a qualidade do rebanho. Com o dinheiro do prêmio ela irá investir ainda mais em melhoramento genético.

Já na categoria vaca, a campeã foi a vaca Vitória, do município de Machadinho do Oeste, de propriedade de Jair  Alves, que se consagrou com a produção média de  43.2  quilos, enquanto que a segunda colocada de Ariquemes, a Cleisi, de  propriedade de Adeir Souza, registrou a média de 40.3 quilos de leite.

É na região de Ouro Preto do Oeste  que se concentra a bacia leiteira do estado, porém, a região do Vale do Jamari vem se destacando nessa atividade. Na 16ª edição do Concurso Leiteiro, realizada em 2015, a vaca Indústria, do município de Monte Negro, foi vitoriosa com a produção de 53 quilos por dia, recorde no estado.

O supervisor técnico da Emater no Vale do Jamari, Mateus Follador,  disse  que o crescimento expressivo é resultado de incentivos e da assistência técnica oferecida pelo governo, proporcionando melhores condições genética, nutricional e sanitária do rebanho leiteiro. “Por mais um ano, o concurso leiteiro regional demonstrou o potencial genético e produtivo que já é realidade em nossos municípios  Uma competição saudável e de grande valia”, ponderou.

Ao todo, 27 produtores dos municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Machadinho do Oeste e Monte Negro participaram do 17º Concurso Leiteiro Regional concorrendo a R$ 20 mil de premiação em dinheiro, divididos entres os primeiros colocados em duas categorias: Vaca e Novilha.

A produção de 684,6 quilos de leite, resultado do concurso leiteiro, foi pasteurizado para ser doado às instituições de caridade e famílias carentes do município de Ariquemes.

Luana, proprietária da vaca

Luana, proprietária da novilha Itália, colecionada de prêmios

O Concurso Leiteiro Regional  é uma  ação  do governo estadual desenvolvida pela Emater, em parceria com  a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e a Associação dos Produtores Leiteiros de Ariquemes (Asprodil), que objetiva incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição  genética do rebanho e a produção de leite.

Vencedores do Concurso Leiteiro Regional 2016

Categoria Novilha

1º Lugar: Monte Negro, produtora Luana Vital, com a novilha Itália, com a média diária de 24,287  kg de leite

2º Lugar: Ariquemes, produtor Adeir de Souza, com a novilha Leise, com  a média diária de 24.122  kg de leite;

3º Lugar: Alto Paraiso, produtor Edson Erezi, com a novilha Famosa, com produção média diária de 12.075 kg de leite

Categoria Vaca

1º Lugar: Machadinho D’oeste, produtor Jair Alves com a vaca Vitória, produção média diária de 43.287 kg de leite

2º Lugar: Ariquemes, produtor Adeir de Souza, com a vaca Cleise, produção média diária de 40.390 kg de leite;

3º Lugar: Machadinho D’oeste, produtor Douglas de Oliveira, com a vaca Mantega, com a produção média diária de 38.990 kg de leite.

Texto: Suelly David
Fotos: Leandro Kazuo

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Concursos, Convênios, Cultura, Cursos, Distritos, Economia, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Lazer, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Terceiro Setor