CALCÁRIO

Cone Sul recebe corretivo de solo por meio dos programas Mais Calcário e Mais Produção

29 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O produtor Zenóbio Mendes junta calcário recebido em Pimenteiras do Oeste

Dois programas do governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), o Mais Calcário e o Mais Produção, estão revolucionando a agropecuária familiar.

Está em andamento a distribuição de calcário na região do Cone Sul do Estado, quando todos os sete municípios recebem cada mil toneladas do insumo.

O secretário da Seagri, Evandro Padovani, representando o governador Confúcio Moura, entregou mil toneladas de calcário (provenientes da mina governamental situada em Pimenta Bueno, divisa com Espigão do Oeste)  à prefeita Rosani Donadon, que fará a distribuição de 2,5 a 3 toneladas a, pelo menos, 350 produtores da agropecuária de Vilhena.

Padovani explicou que “o governo de Rondônia tem como meta recuperar mais 20 mil hectares em um ano e atender a 20.800 produtores da agricultura familiar, em todos os 52 municípios do Estado”.

O calcário é insumo fundamental para a recuperação de áreas degradadas, corrigindo a acidez do solo, fornecendo cálcio, magnésio e nutrientes para a planta, na pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro, piscicultura e outras.

Rosani Donadon agradeceu também a entrega de seis veículos para a Secretaria Municipal de Agricultura. “Eles (veículos) vem em hora propícia, pois o acompanhamento das atividades do campo nunca foram mais necessárias que atualmente, pois estamos vivenciando um ‘boom’ de expansão agropecuária, especialmente na criação de gado e na plantação de soja”. O Cone Sul concentra 80% da produção de grãos do Estado.

O município recebeu recentemente 30 mil mudas de café clonal de alto rendimento, “mas Vilhena quer mais 100 mil mudas”, exortou o deputado estadual Luizinho Goebel, que prometeu mais calcário, “por meio de emendas parlamentares de minha autoria, vamos dobrar a quantidade deste insumo para ser oferecido aos nossos pequenos agricultores”.

“O governador Confúcio quer que, até o final do seu mandato (2018), todos as micro e pequenas propriedades rurais recebam assistência direta do Governo e a Seagri vem cumprindo um cronograma ambicioso para atender mais este projeto de governo”, afirmou Padovani.

Veja o vídeo:
Rodovia do Calcário recebe manutenção para suportar o trânsito de até 100 carretas por dia

Assinado termo de fomento para aquisição de calcário destinado à agricultura familiar

Produção em Colorado do Oeste é fomentada com transporte de mil toneladas de calcário

Agricultores de Itapuã do Oeste investem em calcário para melhorar a produção

Programa Mais Calcário chega ao município de Pimenteiras do Oeste

Seagri orienta produtores para o período de aplicação do calcário

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Solidariedade, Tecnologia, Terceiro Setor