Governo de Rondônia
26/04/2024

VITRINES TECNOLÓGICAS

Confúcio Moura faz o Caminho da Roça na Rondônia Rural Show

26 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

7 - caminho da roça

Acompanhado dos Secretários Evandro Padovani e Luiz Gomes, o governador conheceu uma bela novidade da 3ª Rondônia Rural Show. A vitrine tecnológica, onde diversas lojas e representações de produtos agrícolas estão expondo tecnologia, através de pequenas parcelas de cultivo das principais espécies agrícolas de Rondônia.

7 - plantio

A introdução da vitrine tecnológica foi uma sugestão do secretário Evandro Padovani, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), e apelidada pelo próprio Padovani de Caminho da Roça.

7 - vitrines

A vitrine foi instalada num espaço, antes, sem uso no fundo do parque de exposições, em um solo bastante degradado, que precisou ser recuperado pela Emater-RO e a Sedam para implantação das parcelas de cultivo.

Os visitantes da 3ª Rondônia Rural Show percorrem o caminho da roça a bordo de um ônibus aberto, que faz o trajeto bem devagarinho, enquanto um guia faz explicações sobre os cultivos e tratamentos usados nas plantas.

7 - plantio milho

Tem cultivos de milho, soja, sorgo, arroz, gramíneas forrageiras e outras espécies. A maioria das parcelas tem uma testemunha, que é outra parcela do mesmo tamanho e plantada com a mesma semente, porém com tratamentos de adubação e tratos fitossanitários diferentes.

7 - piscicultura

Também no Caminho da Roça se pode ver novas tecnologias para a piscicultura, com dois tanques revestidos com cimento, onde se pode ver tambaqui e jundiara, este último, um peixe hibrido formado pelo cruzamento do cachara com o Jundiá. E ainda estão expostos pirarucus em tanques de vinil, o que há de mais moderno em piscicultura intensiva.

Passar pelas vitrines é uma ótima oportunidade para o visitante conhecer o resultado das diferentes tecnologias usadas na lavoura, fazer comparações e tirar suas próprias conclusões.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira - Assessoria Emater
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo