20/04/2024

Confúcio reivindica recursos para portos na capital do estado

27 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

1 - governador em Brasilia

Confúcio com ministra Miriam Belchior

A reforma e modernização do atual porto da capital e a implantação de um novo terminal de cargas foram os assuntos abordados em duas audiências ocorridas nesta quarta-feira (26), em Brasília entre o governador Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp e o presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), José Ribamar Oliveira com os ministros do Planejamento, Miriam Belchior e da Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP/PR), Antônio Henrique Silveira.

Confúcio enfatizou aos ministros que, o governo do estado faz atualmente uma verdadeira “ginástica” com recursos próprios para manter o atual porto em atividade e destacou a importância de se fazer uma reforma no antigo terminal. Segundo ele, são necessários R$ 18 milhões para modernizá-lo.

O governador destacou o grande volume carne bovina, soja, madeira, peças e produtos em informática que em mão dupla, chegam e saem do terminal. Há necessidade de um porto aparelhado para as mercadorias atenderem as exportações do mercado boliviano e peruano, além de outros estados e países vizinhos que tenham interesse na logística de Porto Velho.

1 - governador em Brasilia1

Confúcio Moura acompanhado do senador Valdir Raupp

Quanto ao novo terminal, o senador Raupp disse que o projeto está no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC)  do governo federal e terá em torno de  80 milhões  para se iniciar a construção tendo já o grupo Maggi já iniciado a obra do novo terminal.

Para o senador, existe uma área de 150 hectares  para a construção do novo porto e outra de 300 hectares para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), sendo necessário ainda conversar com o ministro da Indústria e Comércio, sobre a construção da ZPE  que é o polo industrial que porto Velho ainda não possui.

Raupp disse que “existe um, mas é  muito desorganizado, então a ZPE faria duas etapas, uma para as exportações  que está dentro da lei  e o outro terminal  para as empresas  que queiram se instalar em Porto Velho”, destacou o senador.

Texto: Zózimo Macêdo - Sibra
Fotos: Zózimo Macêdo