Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Consed e Undime promovem reunião conjunta para debater melhorias para a Educação

26 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Foi aberta na quinta-feira (25), em Salvador (BA), conjuntamente, a I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a II Reunião de Gestão Ampliada da  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e será encerrada nesta sexta-feira (26). Uma vasta programação está sendo tratada.

No primeiro dia a pauta teve oficinas de integração de ações da Agenda da Aprendizagem entre Consed, Undime e MEC, Financimento, BNCC em regime de colaboração, ensino médio, gestão escolar, avaliação, formação de professor e inovação e tecnologia. No final do dia o diretor geral da TV Escola, Francisco Campera, encerrou a pauta abordando o tema “A TV Escola e a Integração com o Consed e Undime”.

Nesta sexta-feira (26), a primeira pauta do dia foi a reunião do Consed e a pauta versou sobre o financiamento da educação: Novo Fundeb.
O secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, foi um dos palestrantes do tema “Devolutiva dos Temas Estratégicos/Agenda da Aprendizagem do Ensino Médio, que contou com as participações dos palestrantes Rossieli Soares (SP), Aléssio Trindade (PB) e Getúlio Marques (RN).
A pauta sobre avaliação ficou por conta do secretário Fred Amâncio (PE) e a Inovação e Tecnologia  teve como palestrante Aléssio Trindade (PB)

Na tarde desta sexta-feira vai acontecer uma reunião conjunta do Consed e da Undime com a seguinte pauta:

14h – Seminário Temático: BNCC / Parceria Movimento pela Base Momento 1: Passado – O histórico da BNCC (30 min) Momento 2: Presente – Onde estamos (30 min) Momento 3: Futuro – Os próximos passos do processo em 2019 com foco na construção do Currículo e na nova arquitetura do Ensino Médio (1h) Coffee-break (15 min) Momento 4: Produção em grupo.

1.O que significa ter a BNCC implementada com qualidade em todas as escolas do Brasil, até o final de 2022?

2. O que precisa acontecer em termos de implementação curricular, formação de professores, materiais didáticos e avaliações, para que a BNCC (Ensino Fundamental e Ensino Médio) cumpra seu potencial de ajudar redes e professores a promoverem a aprendizagem de todos os alunos, com qualidade? (1h30)

A solenidade de abertura foi feita pela presidente do Consed, professora Maria Cecília Amendola da Motta; secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues; Presidente da Undime Aléssio Costa Lima e o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Carlos Endo Macedo.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo