SOLENIDADE

Conselheiros do Fundeb são empossados para o biênio 2018/2019

16 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Os novos conselheiros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) tomaram posse nesta sexta-feira (16), na Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc).

A posse dos membros do Conselho Estadual de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação CACS/Fundeb será para o biênio 2018/2019.

O secretário Waldo Alves disse que a Seduc reafirma o apoio logístico para que os conselheiros do Conselho Estadual de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização dos Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, reconduzidos e os novos, realizem as atividades e reuniões mensais, bem como as viagens que devem ocorrer para fiscalização dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar _PNATE, considerando que as pautas enviadas a esta Secretaria são todas revisadas e reorganizadas, a fim de que não haja nenhum tipo de irregularidade.

Destacando o trabalho que cada um dos conselheiros irá realizar em prol da educação de Rondônia, o secretário destacou os avanços dos recursos do Fundeb para os três níveis da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), além dos repasses às Escolas Famílias Agrícolas (EFA´s) e Educação Indígena.

“Sabemos que há muito a ser realizado, entretanto a folha de pagamento dos profissionais em efetivo exercício do magistério, bem como dos professores readaptados, e os demais profissionais técnicos lotados nas escolas, representam quase 80% do fundo contábil obrigatório da educação, isto é, do Fundeb”, afirmou o secretário.

No ato de posse, em seu discurso, o secretário fez um agradecimento especial a professora Joana Darc Brasil que, desde 2014, promove um excepcional trabalho como secretária executiva do Fundeb e que merece o reconhecimento de público pelo que de excelente tem realizado em prol da educação de Rondônia.

Tomaram posse Etel de Souza Júnior, Elizabete Matias de Siqueira, Cintia Venâncio Marcolan e Roberval Firmino Sobrinho, que representam o Poder Executivo Estadual.

Ana Lúcia da Silva Pacini e Samantha de Moraes Moreira o segmento da Secretaria de Estado da Educação.

O prefeito de Rolim de Moura, Luiz Ademir Shock, o prefeito do Vale do Paraíso, Charles Luís Pinheiro Gomes, representam o Poder Executivo municipal.

Ioshizo Tamie Fernandes Matzuda, representará a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime).

Sandro Luiz Ascuy de Oliveira e Francilene dos Santos Trindade, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), entidade filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Ana Glaide Monteiro de Matos, Sebastião Leitão de Araújo e Carlos Milton Souza de Carvalho, que representam o segmento dos pais de alunos da Educação Básica Pública.

Dhiego de Oliveira Lima, Felipe de Oliveira Felix e Elilus Alexandre Pinto da Penha, representantes da União Rondoniense de Estudantes (Ures).

Serão reconduzidos os conselheiros Marcos Vinicius Firmo dos Santos (Ures), Aldenira Ferreira (Pais e Alunos), Gracita Stresser Galvão e Elcilene Ribas (Conselho Estadual de Educação (CEE), Roger André Fernandes e Luciano Farias (Poder Executivo Municipal/Associação Rondoniense dos Municípios – Arom).

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Cristian Magno