Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Conselheiros do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia tomam posse

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os membros estão ansiosos para trabalhar

Na quinta-feira (12), no Salão Nobre Rosilda Schockness, Edifício Rio Paccás, em Porto Velho, o secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, deu posse aos membros do Conselho Superior do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Consup/Idep) e que contou com as participações de representantes de 12 entidades.

A solenidade de posse foi aberta pela presidente do Idep, professora Adir Josefa de Oliveira, que destacou as nomeações dos membros do Consup para o mandato de um ano, podendo ser reconduzido para mais um mandato.

O Idep é uma autarquia estadual, vinculada à Seduc, dotada de autonomia administrativa, pedagógica, disciplinar, orçamentária e patrimonial e é um órgão gestor da política de educação profissional do Estado de Rondônia.

A professora Adir afirmou que o Idep foi criado em 2016 e tem como objetivo oferecer à sociedade rondoniense oportunidade educacionais gratuitas e potencialização das forças de trabalho, como marco de sustentação e fortalecimento da capacidade profissional produtiva para o desenvolvimento competitivo do Estado.

O Consup do Idep é um órgão colegiado máximo de orientação, supervisão, deliberação e controle da educação profissional e está composto pela presidente do Idep – que exercerá a presidência do colegiado, e dos seguintes representantes: docentes das unidade de educação profissional, discentes das unidades de educação profissional, servidores técnicos e administrativos, discentes egressos, representantes da sociedade civil, diretores de unidade de educação profissional, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, diretoria Executiva de Tecnologia da Informação, Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia e, finalmente, da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento de Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero).

A representante do Governo de Rondônia, Maria da Conceição Silva Pinheiro, em nome de todos os conselheiros titulares e suplentes, fez a leitura do juramento do Termo de Posse e, na sequência, ocorreu às posses.

A representante de Discentes do Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará –  Centec, professora Jacilene Jaboti, afirmou que o Conselho Superior do Idep será uma importante ferramenta para dar oportunidade de capacitação profissional aos estudantes, especialmente aos que residem nos municípios menores e que são obrigados a deixarem suas cidades em busca de um curso profissionalizante.

Jaboti destacou que o governo de Rondônia tem se sensibilizado para a necessidade de oferecer cursos profissionalizantes nos ensinos fundamental e médio, como forma dos jovens buscarem o mercado de trabalho e, desta forma, ajudar no orçamento familiar – podendo se tornar investidores e permanecerem em suas cidades.

O representante da Fapero, conselheiro Leandro Soares Moreira Dill, em nome dos demais empossados, fez um agradecimento especial ao governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e elogiou a gestão do secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, e da professora Adir Josefa de Oliveira pela iniciativa de investir na educação profissionalizante nas escolas da rede estadual de Rondônia.

Ao encerramento da solenidade, o secretário Suamy fez uma explanação da necessidade do investimento em cursos profissionalizantes e acenou com apoio e incentivo para que a juventude de Rondônia possa ter uma bússola que conduza para o empreendedorismo e/ou ao mercado de trabalho.

Suamy encerrou sua participação, agradecendo as participações de todos e se colocou à disposição na Seduc para que o Consup possa trilhar na busca pela formação profissional dos estudantes da rede estadual de educação.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha Paes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo