Políticas para idosos

Conselheiros participam de reunião preparatória para Conferência do Idoso

05 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Participaram da reunião conselheiros de 40 municípios.

Nesta sexta-feira, 5, conselheiros municipais de 40 cidades de Rondônia participaram da reunião ampliada preparatória para a realização das conferências municipais e estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que serão realizadas do primeiro semestre de 2015.

Segundo o secretário de Assistência Social de Rondônia (Seas) e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Márcio Felix, a realização das conferências é um momento ímpar para a consolidação e o fortalecimento da participação do idoso na defesa de seus interesses. “Esse momento representa um passo decisivo na atualização da Política Nacional do Idoso, na implementação das deliberações da Conferência por parte da gestão pública e no fortalecimento democracia participativa”.

Secretário de Assistência Social, Márcio Felix

Durante a reunião foi apresentado o tema da Conferência Nacional, que é o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, as atribuições dos conselhos e o papel dos conselheiros, gestão, financiamento (Fundo do Idoso e orçamento público), controle social e a declaração da realização das conferências nos municípios.

Conselheira estadual Rita de Cássia

A conselheira estadual e representante do Sesc/RO, Rita de Cássia, explica que o tema escolhido para a conferência de 2015 traz a proposta de participação ativa dos idosos tantos nos conselhos, como nas reivindicações e luta pelos seus direitos. ” Nosso maior desafio é inserir o idoso na busca e defesa dos seus direitos”, frisou.

A reunião ampliada irá resultar ainda na elaboração de propostas que serão apresentadas e discutidas durante as etapas municipais, estadual e levada para o debate nacional, que contará com a participação de delegados eleitos na etapa estadual, representando Rondônia.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes