Governo de Rondônia
19/04/2024

ENCONTRO DE CONSELHEIROS

Conselheiros tutelares falam dos desafios da função durante encontro em Porto Velho

16 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Encontro reúne conselheiros em Porto velho

Diego Salustiano é de Ji-Paraná e atua como conselheiro tutelar há pouco mais de dois anos; Osório Reis é de Urupá e trabalha como conselheiro de direito há mais de 30. Apesar das diferenças, ambos enfrentam os mesmos desafios e lutam pelo mesmo propósito: garantir os direitos de crianças e adolescentes de todo o estado.

Na segunda maior cidade do estado, Diego explica que no dia a dia a maior dificuldade enfrentada é quanto ao aumento dos números de violência sexual contra crianças no município. “Nós estamos na rua diariamente, lidando com essas vítimas e é complicado perceber que estes casos de violência são cada vez maiores. Então a nossa função é prestar assistência e colocar estas vítimas no sistema, acompanhando então todo o processo, mas nunca é fácil… Precisamos sempre de apoio”, explica o conselheiro.

No outro extremo e atuando em uma cidade de 12 mil habitantes, Osório explica que os desafios não são menores pela quantidade populacional, mas que isso também não é motivo para deixar de discutir e buscar novos métodos para atender as crianças que já foram vítimas e principalmente: pensar em métodos de prevenção da violência.

É no conselho de direito que o trabalho do conselho tutelar tem início. “O conselheiro de direito nem sempre é lembrado ou tão citado quanto o conselheiro tutelar, mas nós estamos onde tudo começa: na discussão de políticas públicas para proteção destas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O nosso ideal seria sempre prevenir e nunca precisar remediar, acabando assim com as sequelas que uma violência, seja ela qual for, deixa na vítima”, resumiu.

Osório Reis trabalha como conselheiro de direito há mais 30 anos

Os dois estão em Porto Velho e participam da 15ª edição do Encontro de Conselheiros Tutelares e de Direito, promovido pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas).  A coordenadora do núcleo de políticas voltadas aos direitos da criança e do adolescente, Rose Silva, comemora a participação dos 52 municípios no evento, que tem a duração de três dias. “É com muita alegria que estamos recebendo representantes de todo estado, algo que nem sempre é fácil de acontecer. Com tudo isso nós esperamos pode colaborar com o dia a dia destes profissionais com a capacitação que tem sido oferecida e, claro, na troca de experiências que esse encontro permite”.

Ela ainda explica qual a participação do estado na capacitação dos conselheiros, já que a atuação deles é de responsabilidade de cada município. “Além do carinho que temos pela causa, a Seas é uma das responsáveis por discutir e implantar políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, além de ajudar no acompanhamento desse trabalho”. O evento vai até o dia 17 de agosto e é realizado no hotel Acordes, na capital.

Leia mais:
 Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares e de Direito debate os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
 Eleição estadual para escolha do novo membro do Fórum da Criança e do Adolescente acontece no dia 18 de agosto


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Vieira
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social


Compartilhe


Pular para o conteúdo