Governo de Rondônia
Quinta, 04 de março de 2021

SETOR PRODUTIVO

Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite aprova projetos que serão executados pela Emater Rondônia

27 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

REUNIAO-CONDALRON_001

Membros do Coldaron debatendo sobre as propostas apresentadas

Membros do Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite do Estado de Rondônia (Condalron) estiveram reunidos nesta última terça-feira (26) para deliberar sobre propostas apresentadas para serem financiadas com recursos do Fundo Proleite. As propostas apresentadas visam beneficiar pequenos e médios produtores de leite com implantação de projetos e aquisição de bens que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva leiteira no estado. O evento foi realizado no auditório do Sebrae, na cidade de Ji-Paraná.

O Condalron foi criado pela Lei n.º 547 de 21 de dezembro de 2009, com a finalidade de administrar a política de incentivo e apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado. Presidido atualmente pelo secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o Conselho é formado por 23 entidades entre associações, sindicatos, federações, instituições financeiras e órgãos públicos de fomento, pesquisa, saúde e extensão rural.

A reunião realizada na última terça-feira teve por objetivo apreciar e aprovar as propostas apresentadas e autorizar a sua execução ou aquisição utilizando-se recursos financeiros do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Fundo Proleite). Dentre essas propostas destaca-se a fecundação in vitro, projeto piloto a ser implantado na região cone sul do estado.

Segundo o diretor técnico e de planejamento da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), José de Arimateia da Silva, o projeto de fecundação in vitro irá atuar, inicialmente os municípios circunvizinhos a Colorado do Oeste, onde a Emater mantém um escritório regional. “Esse será um projeto piloto que, se der certo, será expandido para todo o estado”, diz Arimateia. O projeto foi aprovado pelo Condalron e deverá atender 500 prenhezes positivas de fêmeas girolanda.

Outros projetos aprovados foram o de biotecnologia; a aquisição de um caminhão e tanque criogênico e 40 botijas de 20 quilos para depósito de sêmen para atender as organizações rurais; e equipamentos como: 52 distribuidores de calcário, 52 carretas basculantes para silagem; e 100 grades pá traseira agrícola hidráulica para carregamento de calcário.

O vice-presidente da Emater, Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, que acompanhou a reunião enfatiza que, tanto o projeto de fecundação in vitro quanto à distribuição de calcário serão executadas e acompanhadas pelos técnicos da Emater, em parceria com a Seagri.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Ecologia, Economia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe