Governo de Rondônia
18/04/2024

ECONOMIA

Conselho Empresarial anuncia plano de incentivo ao turismo nos polos de Porto Velho, Guajará-Mirim e Pimenta Bueno

09 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Guajará-Mirim está no roteiro das agências

Guajará-Mirim está no roteiro das agências

O tempo chuvoso tornou mais aconchegante, na manhã de terça-feira (8) o lançamento do Plano de Incentivo ao Turismo, do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), para os polos de Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim.

Em ato festivo no Mercado Cultural, três apresentações de boi-bumbá, quadrilha e samba animaram o café da manhã com mesa farta de pupunha, tapioca, tucumã, geleia, bolos, pão de queijo, entre outros produtos.

Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae são parceiros no apoio às atividades do Conetur.

O historiador Anísio Gorayeb, autor do livro Doces lembranças, mencionou a construção do prédio do primeiro mercado municipal em 1916. Restaurado, depois de ameaçado de demolição, ele se denomina atualmente Mercado Cultural.

Gorayeb mencionou outros aspectos: o obelisco da Praça Getúlio Vargas surgiu antes dela; na sede administrativa da Universidade Federal de Rondônia desde 1983 funcionava o Porto Velho Hotel, por onde passaram celebridades nacionais em cativantes momentos, a partir de 1966.

O superintendente estadual de Turismo, Julio Olivar, disse que o ato foi o primeiro passo importante para tornar Porto Velho um ponto turístico no qual os atrativos recebam mais investimentos.

CANYONS, MORROS E ÁGUAS

“A valorização das belezas naturais de Rondônia é um presente para sua gente; não faz muito tempo, o setor era subestimado”,  disse Olivar. O Vale do Apertado localiza-se no município de Pimenta Bueno, a 500 quilômetros de Porto Velho. Com mata exuberante e 16 cachoeiras e quedas-d’água que variam de oito a 70 metros. Nessa área, o relevo acidentado permite atividades de arborismo, boiacross, rappel, escaladas, tirolesa, rafting [prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis], trekking [caminhada dentro da mata], cascading [travessia de cascatas],  canyoning [atividades desenvolvidas ao longo dos cannyons], etc.

Um dos cannyons mais bonitos do País fica entre os rios Comemoração e Barão do Melgaço. Ambos descem cortando a rocha. Várias trilhas passam por trechos onde, em alguns pontos, com apenas dois metros de largura, o rio chega a ter 45 metros de profundidade.

Superintendente do Turismo falou sobre os investimentos do governo na área

Superintendente do Turismo falou sobre os investimentos do governo na área

Em Guajará-Mirim [fronteira brasileira com a Bolívia], a 362 quilômetros de Porto Velho, funciona o Museu Municipal, que expõe objetos e história da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Catraias [embarcações fluviais] cruzam as águas do rio Mamoré. Do outro lado, o rio Beni dá nome à região amazônica boliviana.

Seus atrativos naturais contribuíram para a classificação de “município verde”, título recebido em 2009 no Rio de Janeiro, pelo Instituto Ambiental Biosfera, em razão do mosaico de áreas protegidas.

Com área de 24,8 mil quilômetros quadrados, Guajará-Mirim é um dos maiores municípios brasileiros em áreas preservadas. Seu território é maior que o Estado de Sergipe, que tem 21,9 mil Km².

Regionalmente, sob influência desse município, a Festa do Divino também atraem visitantes. Acontecimentos populares também se destacam: o Duelo na Fronteira, o Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, o Festival Internacional de Teatro e o Encontro dos Filhos de Guajará-Mirim.

A 332 quilômetros da Capital, Ouro Preto do Oeste originou-se do nome do seringal Serra de Ouro Preto, cujo dono, Vicente Sabará Cavalcante, desbravou a região.  Começou em meados dos anos 1960, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária desapropriou terras para criar um projeto que também utilizou o nome do seringal. Em seguida, ali foi criado um dos núcleos urbanos de apoio rural [NUARs], às margens da BR-364, e aí assim, a cidade despontou.

Financiados pelo Banco Mundial, os NUARs originaram também outras cidades de Rondônia.

O QUE FAZ O CONETUR

Criado em agosto do ano passado e fortalecido por ações em parceria do governo de Rondônia, prefeitura da Capital e Fecomércio, o Conetur é formado por representantes de instituições públicas e privadas, ligadas direta ou indiretamente ao setor. Seu primeiro projeto piloto Ouro Preto do Oeste, onde foi instalada a primeira estância turística do estado.

A definição do planejamento estratégico para 2016 exigiu do recém-criado conselho o trabalho em diversas frentes. Uma delas impulsiona a criação de secretarias municipais de turismo, identificação, tombamento e gestão de patrimônio histórico.

Paralelamente a esses compromissos, o Conetur pretende catalogar eventos culturais promovidos por essas secretarias, elaborar diagnóstico e calendário turísticos e capacitar de mão de obra qualificada para trabalhar na infraestrutura aeroportuária.

É justamente o que empresários, autoridades estaduais e municipais esperam em termos econômicos. Assim, iniciativa privada e poder público reconhecem agora o turismo como atividade que proporciona empregos, renda e desenvolvimento local.

NAS ESCOLAS

Tratativas para o setor começaram em 2014. “A população tem que abraçar esta causa, as escolas públicas e particulares também, pois ambas têm condições de criar cultura em seus alunos”, apelou o presidente da Fecomércio, Ranieri Coelho. “Temos história e cultura, sim”, ele disse entusiasmado.

Discursos pronunciados, autoridades estaduais, agentes de viagem e demais convidados embarcaram num ônibus para o city tour no centro histórico de Porto Velho, ponte Rondon-Roosevelt, no rio Madeira e Memorial Rondon, na Vila de Santo Antônio do Rio Madeira. Devido à chuva, o rapel na ponte foi cancelado.

“O evento de hoje [8] tem o objetivo de chamar a atenção de mais empresários e também da classe política para essa atividade econômica rentável e sustentável que é o turismo”, afirmou Rosalva Ferreira da Silva, da coordenação sindical da Fecomércio.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo