INFÂNCIA

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente empossa novos conselheiros

23 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Conselheiros membros da sociedade civil e poder público

O Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca) empossou os novos conselheiros para o biênio 2015-2017, representantes da sociedade civil e órgãos governamentais, sendo um conselheiro titular e um suplente de cada entidade. A conselheira representante da Secretaria de Estado de Assistência Social é a titular da pasta, Secretária Valdenice Domingos e sua suplente, Ana Karla Feitosa, gerente de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da Seas.

A eleição do Conedca acontece a cada dois anos e são empossados 18 representantes da sociedade civil e 18 representantes governamentais. O Conedca é vinculado a Seas, conforme a lei 2760, de 5 de junho de 2012, é um órgão paritário e tem por finalidade formular, deliberar e acompanhar as políticas públicas para crianças e adolescentes no estado de Rondônia. É formado por membros da sociedade civil e do poder público. Os membros da sociedade civil foram eleitos em fórum próprio e representantes do poder público são indicados pelo Governo do Estado.

A solenidade de posse aconteceu no auditório do Palácio Getulio Vargas e contou com a presença da secretária da Assistência Social, Valdenice Domingos; do secretário de Defesa e Cidadania, Antônio dos Reis e do membro do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marto Azevedo.

A secretária da Seas destacou que a Assistência Social tem uma preocupação muito grande com a eficácia das políticas públicas voltadas a infância, adolescência e juventude e que conta com o Conedca para formulação e execução desta política. “Temos uma relação de diálogo com o Conselho, exemplo disso é a parceria entre Seas e Conedca na formulação do Plano Decenal de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente que já está na reta final, com o objetivo de consolidar a política para esse público”, ressaltou.

O membro do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marto Azevedo, elogiou o empenho da atual gestão em apoiar e estruturar os conselhos de direitos. “Temos muito que avançar na garantia de direitos para as crianças e adolescentes e já avançamos muito nesta atual gestão, que prioriza a dignidade e a cidadania dos menos favorecidos” declarou.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes