DIREITO DAS MULHERES

Conselho Estadual de Direitos da Mulher se reúne em Rolim de Moura

26 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Dando sequência às reuniões decentralizadas, o Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Rondônia (CEDM/RO) reuniu suas conselheiras em encontro realizado no Auditório do Sintero em Rolim de Moura, durante esta segunda-feira, 25. Rolim de Moura foi o sexto município a receber a reunião. Antes as cidades de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal já haviam recebido o coletivo.

Hala Cristina Vieira Gomes, Gerente Estadual de Política da Mulher.

Para a Gerente Estadual de Política da Mulher, da Secretaria Estadual de Assistência Social, Hala Cristina Vieira Gomes, o encontro foi um momento importante para que autoridades e a sociedade organizada pudessem discutir o tema, que reflete um assunto que precisa ser debatido em todas as localidades. “Nossas mulheres precisam ser respeitadas. Elas são agredidas física e psicologicamente e esta realidade precisa ser mudada, já que Rondônia ocupa a quarta posição no ranking de violência às mulheres”, destacou.

Hala Cristina ressaltou ainda que a região da Zona da Mata possui muitas mulheres na área rural e as condições para que elas denunciem a violência doméstica ainda é deficitária. Para a gerente é necessário buscar meios para alcançar essas mulheres. Ela ainda pediu apoio para que as autoridades presentes, prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores e orientadores escolares, sejam parceiros na divulgação das políticas contra a violência às mulheres.

Raquel Silva Santos, presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, aproveitou a reunião para lembrar que a função do CEDM/RO é agir para consolidação das políticas públicas da mulher e que o conselho, em conjunto com seus parceiros, tem trabalhado para que todos os municípios do estado possam instituir seus conselhos. Cristielly Glowaski, Gerente Regional da Secretaria Estadual de Assistência Social, ao agradecer a presença dos municípios, lembrou quão importante é a reunião, da qual deverá ser deliberada diversas demandas em prol das mulheres da zona da mata. “Este encontro é mais sementinha que está a sendo plantada para a valorização de nossas mulheres”, finalizou.

SOBRE O CEDM/RO

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher CEDM/RO é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das Políticas Públicas do Estado de Rondônia, é uma conquista do Movimento das Mulheres e da marcha contínua da Sociedade Civil do Estado de Rondônia, constituindo-se em um espaço de decisão e deliberação da questão da mulher e de assessoria para a elaboração de Políticas Públicas que reduzam as desigualdades entre homens e mulheres no nosso Estado. É composto por 12 Conselheiras e respectivas suplentes, representantes da sociedade civil organizada e órgãos governamentais.

Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Adenilson Florentino