Governo de Rondônia
25/04/2024

ADMINISTRAÇÃO

Conselho estadual de RH discute a desburocratização de processos administrativos

17 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Workshop do conselho estadual de RH Segep17_03_2016Gestores e responsáveis pelos setores de recursos humanos (RH) do estado participaram no dia 15/03, do III Workshop de Gestão de Pessoas. O evento foi realizado na Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia (Fatec), em Porto Velho, e apresentou soluções para a lentidão dos trâmites que regularmente atrasam a produtividade e o fluxo de informações dos RHs da administração estadual.

Organizado pelo Conselho Multissetorial de Gestão de Pessoas (COMGEP), o seminário definiu estratégias administrativas para atuação integrada dos gerentes, sub-gerentes e técnicos dos RH’s estaduais.  Seu tema principal foi desburocratização dos processos relacionados a aposentadoria.

A diretora de previdência do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon), Universa Lagos, especificou os quesitos necessários à padronização e autenticação dos documentos para liberação dos benefícios previdenciários.  Foram debatidos decretos, portarias e requerimentos exigidos pelo  Iperon.

O gestor do projeto de aposentadoria da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Bruno Vinícius Fontinelle Afonso, apresentou a simplificação dos documentos necessários ao processo de aposentadoria, com objetivo de diminuir sua tramitação e excluir movimentações burocráticas, e também o grupo especial de aposentadoria, que atuará em metas especificas de interesse do Governo, em paralelo à Gerência de Benefícios e Proventos, que continuará atuando ordinariamente nos processo de aposentadoria.

A presidente do COMGEP, Rita de Cássia Ramalho, elogiou a busca por propostas que tragam agilidade à gestão de pessoas do serviço público. “Precisamos solucionar as questões relacionadas aos processos dos servidores que estão aguardando a aposentadoria, já que nos impede de realizar concursos para contratação de novos servidores”, concluiu Rita de Cássia ao fazer a abertura do Workshop.

A coordenadora do desenvolvimento de recursos humanos da Segep, Michele Silva Fernandes, apresentou o balanço dos dados obtidos durante recadastramento dos mais de 50 mil servidores, ocorrido em 2015, e como esses dados serão incorporados ao novo sistema de integração gerencial, o e-Estado.

O fluxo correto para a posse, sob a perspectiva da admissão de novos servidores efetivos e emergenciais, foi apresentado pelo gerente de concursos da Segep, Luís Flávio Carvalho Ribeiro Júnior.

As ações do Workshop, ao discutir mudanças no modo de trabalho nas áreas administrativas do estado, reforçam a atuação proposta pelo Plano Estratégico Rondônia de Oportunidades (2016-2020), através da diretriz de modernização da Gestão Pública.

CONSELHO

O COMGEP foi Instituído pelo Decreto n. 20.291 de 17/11/2015, está vinculado à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) e seus membros são os gestores e os responsáveis pelos setores de recursos humanos de todos os órgãos que compõe administração pública, direta e indireta, do governo estadual.

Seu principal objetivo é gerar informações e propor políticas de modernização, alinhamento e monitoramento na gestão de pessoas, visando a melhoria de processos e serviços para o bem estar do servidor público rondoniense.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Ascom Seae
Fotos: Seae
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cursos, Governo, Previdência, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo