CIDADANIA

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher é efetivado em Rondônia com posse de 24 integrantes

20 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia deu posse ao primeiro Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM)  na tarde dessa quarta-feira (19), no auditório do Ministério Público Federal do Trabalho, em Porto Velho. Foram empossados pelo vice-governador, Daniel Pereira, titulares e suplentes representando o estado e a sociedade civil.

POSSE_DOS_TITULARES_E_SUPLENTES_DO_CONSELHO_ESTADUAL_DOS_DIREIROS_DA_MULHER_19082015_FOTOS_MAICONLEMES (21)

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher tomou posse no dia 19, quinta-feira

Ao todo são 24 conselheiros que assumiram a responsabilidade de defender o direito da mulher  rondoniense pelo período de dois  anos. A representante do Ministério Público,  promotora  Lânia Garcia, salientou a necessidade de conscientização de todos os conselheiros sobre a importância do papel exercido pelo colegiado, e convocou a todos para um seminário de avaliação antes do término do mandato. Segundo ela, o estado sozinho é impotente para transformar, por isso a importância da ação do Conselho.

Além da promotora e do vice-governador, participaram do evento  a secretária de Assistência  e do Desenvolvimento Social,  Valdenice Ferreira; e a adjunta, Marionete Assunção, além do representante da Emater, Alexandre Aguiar.  Daniel Pereira lembrou que a ação do Conselho se estende s áreas urbanas e rurais, e apontou como positiva a presença de entidades rurais.

Valdenice Ferreira disse que agora pode continuar sonhando com a construção da Casa  da Mulher Brasileira em Porto Velho, onde há atendimento humanizado para as mulheres vítimas de violência, e existe espaço para acolhimento, apoio psicossocial, cuidado de crianças  e outros benefícios necessários. A secretária destacou que a Seas já está buscando recursos com esse objetivo.

Foram empossados os seguintes membros da Seas: Oneti Maciel Alves e Adriana Borges de Andrade Souza; da Sesau: Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa e Vanda Fernandes Arruda Braga; da Seduc: Josélia Ferreira da Silva e Juceli da Costa Santos; da Sesdec: Márcia Cristina Gazoni  e Regeane Rosa Freitas Ferreira;  da Seagri: Artemize Gomes Santiago e Emilian de Fátima  Pinto dos Santos; da Emater: Irisvone Luiz Magalhães e Vânia Conceição Rodrigues da Silva;  do Conselho Regional de Serviço Social: Carlos Henrique Gomes Souza e Ieza Ferreira de Carvalho; do Instituto da Mulher Rondoniense: Maria Auxiliadora Souza Araújo e Rosilene Alves dos Santos; da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia: Isabel Soares Lopes de Oliveira  e Rosileia da Silva Inácio; da Cooperativa Açai: Maria Dalvani de Souza e Maria Antônia Oliveira Chaquiam; da Associação  Articuladora de Mulheres Empreendedoras de Rondônia: Sônia Maria dos Santos Pereira e Kelen Cristina  dos Santos Ferreira; e do Instituto da Mulher em Ação de Rondônia: Jorgeth Santos Ferreira e Patrícia  Daniele dos Anjos Melo.

Após a solenidade de posse os conselheiros realizaram a primeira reunião para tratar de assuntos pertinentes à formação da Diretoria e das Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres, já em andamento em algumas localidades; e a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Maicon Lemes