Governo de Rondônia
Quarta, 20 de novembro de 2019

EXPANSÃO

Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas discute avanço da Infovia para 52 municípios de Rondônia

03 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com a expansão da Infovia é esperado serviços na saúde, educação, segurança e agropecuária

O Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas tem por finalidade aprovar os projetos de parcerias e as diretrizes para a elaboração dos editais, além de supervisionar, fiscalizar, opinar sobre quaisquer alterações dos contratos, bem como fixar as diretrizes do programa, em âmbito estadual.

Nesta segunda-feira (30), servidores da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), órgão responsável pela Infovia, apresentaram para representantes da Casa Civil, Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), que compõem o Conselho, serviços que são utilizados na rede de fibra óptica Infovia e a economia que o Governo Estadual obteve com o uso da rede.

Por meio da apresentação, os membros do Conselho tiveram conhecimento que o Estado de Rondônia economiza recursos nas áreas de telefonia, transporte de dados e pode economizar ainda mais, quando ocorrer a expansão da Infovia aos 52 municípios do Estado.

Sérgio Gonçalves, Superintendente da Sedi, falou do ranking que Rondônia se encontra quando se fala de tecnologia e pontuou que, “a Infovia vai acelerar o processo para o Estado para subir no ranking de tecnologia e colocar o Rondônia no mapa da inovação”.

Na reunião em questão foram apresentados serviços que podem ser oferecidos para a sociedade como Telemedicina, Reconhecimento Facial, Tecnologia na educação, Indústria 4.0 na agroindústria e a aplicabilidade nos municípios. “Esses serviços podem ser oferecidos por meio da Infovia, mas conforme for montando infraestrutura que suporte tudo isso”, explicou o coronel Delner Freire, Superintendente da EpR.

Os serviços de monitoramento já são realizados pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em alguns pontos na capital rondoniense e em alguns municípios. Pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), são monitorados presídios e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são realizados reconhecimento de placa veicular.

A Infovia também é usada para oferecer serviço wi-fi grátis e ser usada como telefonia Voip pelas secretarias do Poder Executivo.

Leia mais:

 Com uso da Infovia, 38ª edição do Flor do Maracujá terá transmissão ao vivo

 Infovia de Rondônia receberá apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia para ampliação e regulamentação


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Municípios, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe