EDUCAÇÃO

Conselho Regional de Educação de Vilhena vai monitorar turmas das escolas que serão avaliadas pelo Saeb

16 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Na última sexta-feira (11), a Coordenadoria Regional de Educação de Vilhena reuniu gerentes e técnicos para tratar das ações de monitoramento às turmas das escolas da rede estadual de educação do município, que serão avaliadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2019 (Saeb), a partir de novembro.

Saeb vai acontecer no próximo mês nas escolas estaduais

A coordenadora da CRE/Vilhena, professora Marizete Rover, afirmou que o Saeb, realizado pelo Inep/MEC, abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em áreas rurais e urbanas, matriculados na 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) do Ensino Fundamental e também no 3º ano do Ensino Médio.

Rober disse que serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática e a avaliação é feita por amostragem. Os resultados são apresentados para cada Unidade da Federação.

A avaliação é censitária para alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, em escolas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. A prova recebe o nome de Prova Saeb em substituição a Prova Brasil e oferece resultados por escola, município, estado e país.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Marizete Rover