INTEGRAÇÃO

Consórcio Brasil Central debate crise e ambiente de negócios em Campo Grande

02 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura (c) define o consórcio como modelo inovador nas relações dos estados com o governo federal

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, sedia a partir de quinta-feira, (3), a quarta reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Durante o encontro serão tratados temas como o modelo de negócios para o bloco e a revitalização do ambiente de negócios em plena crise econômica. O evento encerra na sexta-feira (04), com a participação dos governadores. Confúcio Moura, de Rondônia, confirmou presença.

O Consórcio Brasil Central é formado pelos estados de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Maranhão, além do Distrito Federal.

O bloco é composto pelas unidades da federação que mais produzem alimentos no país. A representatividade política também é forte. São 21 senadores e 75 deputados federais.

A reunião inicia na tarde de quinta-feira, na Câmara Técnica de Saúde, da qual fazem parte representantes dos sete estados membros. O colegiado avaliará o projeto da compra compartilhada de medicamentos. A proposta foca a os melhores preços no mercado a partir da aquisição para todo o bloco destes produtos.

BENEFÍCIOS

O secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, George Braga, participará da agenda administrativa tratando da agenda legislativa de interesse do consórcio.

Os governadores das sete unidades do consórcio participam da uma assembleia às 9h de sexta-feira, com pauta definida, e, concedem entrevista coletiva.

Em seguida, ouvem apresentação de técnicos que abordarão temas como convalidação de benefícios fiscais, revitalização do ambiente de negócios e parcerias e oportunidades para o desenvolvimento dos estados. A reunião encerra ao meio-dia.

INOVADOR

O consórcio dos estados do Brasil Central é um modelo inovador nas relações das unidades federativas com o governo federal. Neste formato, os estados não tratam isoladamente dos assuntos, mas em bloco. O mecanismo já provou ser vantajoso, pois utiliza a força produtiva e o peso da bancada parlamentar.

O modelo tem no governador Confúcio Moura um defensor entusiasmado. Segundo ele, este é um marco no tratamento do poder central com os estados, e que leva em consideração as características regionais como diferencial.

Os eventos serão realizados no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gill de Camillo, situado no Centro Administrativo na Reserva Ambiental do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes