DESENVOLVIMENTO

Consórcio interestadual apresenta potencialidades da integração entre os estados centrais do Brasil a governadores

25 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governadores ressaltam as vantagens de adquirir produtos em bloco de estados

Em reunião nessa quinta-feira (24), no auditório da Confederação Nacional do Comércio CNC, foram apresentadas as principais missões do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central – BrC para os governadores que iniciam o mandato em 2019. Com a presença do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), o evento também serviu para escolher o presidente do consórcio e apontar soluções para os desafios estaduais.

Previamente ao encontro, os governadores debateram por mais uma hora conjuntamente por teleconferência com todos os membros do BrC, as opções de voto para a presidência do grupo, bem como a indicação dos secretários estaduais para o conselho administrativo da entidade. Ficou estabelecido que haverá uma alternância entre os presidentes anualmente e em 2019 o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) preside os trabalhos. “A alternância de poder, seja ela em que nível for é sempre salutar e trás nova oxigenação ao ambiente”, afirmou Flavio Dino ao transferir a presidência ao governador sul-mato-grossense.

O coronel Marcos Rocha demonstrou sua impressão quanto ao grupo articular aquisições para seus estados em conjunto com objetivo de baratear os preços. “Percebi a grande relevância do consórcio, principalmente na questão de compras em conjunto, porque reduz custo nas aquisições, como por exemplo medicamento, sai muito mais barato”, explicou. O governador apontou que o direcionamento do BrC é todo voltado à área social. “Tudo que tem relação com a área social a gente tem liberdade de agir na saúde, educação, ou seja em  qualquer outra área que que afete a sociedade”, acrescentou.

Consórcio Brasil Central é uma autarquia, da espécie associação pública que integra a administração indireta de todos os entes federativos associados. Idealizado em 3 de julho de 2015, o BrC é composto pelo Distrito Federal e pelos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

O Consórcio foi criado para promover ganho de competitividade por meio da cooperação técnica efetiva capaz de formular projetos e políticas regionais, estabelecer parcerias, captar recursos e desenvolver soluções de problemas de forma conjunta. Como missão, as unidades federativas pretendem tornar até 2028 a região do Brasil Central como a mais integrada e com maior índice de desenvolvimento sustentável da América do Sul.

Também esteve presente no evento a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Leandra Del Bello.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes