Governo de Rondônia
29/03/2024

ENTENDIMENTOS

Cônsul do Peru quer avançar na relação comercial com Rondônia

15 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

8 - consulO cônsul do Peru para o Acre, Rondônia e Mato Grosso, Félix Germán Vásquez Solis, foi recebido nesta quinta-feira (15) pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria. Ele disse que a relação comercial com Rondônia precisa sair do papel e partir para os resultados imediatos como vêm ocorrendo com o Acre.

A cheia do rio Madeira possibilitou aos empresários peruanos o desbravamento de uma nova frente de negócios. O cônsul afirmou que, durante o período da inundação, o Peru supriu o Acre com combustível de avião, combustível para automóveis e vários alimentos como uva, tomates e cenouras.

Ocorreu, segundo ele, uma febre no Peru pelo novo mercado, principalmente por causa dos impostos inferiores aos pagos no Porto de Santos, por exemplo. O cônsul entende que é preciso despertar o empresário local para esta nova realidade. “Precisamos de grãos, carne bovina e peixe, e Rondônia produz esses alimentos em grande escala”, disse.

consulO representante comercial do Peru para estados fronteiriços, Victor Hugo Rondós, que acompanhou o cônsul da audiência na Casa Civil, disse que a determinação de incrementar as negociações comerciais com Rondônia partiu do próprio Ministério de Comércio Exterior do Peru. “Não há mais o que esperar”, frisou.

Marco Antônio fez uma explanação sobre as potencialidades econômicas de Rondônia e garantiu que o Estado está preparado para ampliar as exportações. Ele disse que pretende esperar o desenrolar da visita do cônsul a Rondônia – que tEm agenda com alguns secretários de Estado hoje – para apresentar metas em comum entre Rondônia e Peru.

O secretário-chefe da Casa Civil também agendou um encontro entre o cônsul e o governador Confúcio Moura (PMDB) para o dia 21 deste mês, em Ji-Paraná, durante o Rondônia Rural Show.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo