Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

12ª SEMANA DO PEIXE

Consumo de peixe será incentivado em Rondônia em evento com duração de 19 dias

05 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

semana-do-peixe-logoA 12ª Semana do Peixe, que tem como objetivo incentivar o consumo em todo o País, acontecerá em Rondônia de 28 de setembro a 16 de outubro, em Porto Velho. O período foi decidido em reunião na terça-feira (4), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde.

A campanha, do Ministério da Pesca e Aquicultura, será realizada pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Rondônia (SFPA-RO) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), conta com a participação de diversos órgãos de governo, entidades e associações ligadas à atividade.

Jander Plaça, gerente de Piscicultura da Seagri, disse que o consumo de pescado no Brasil, em especial em Rondônia, é muito baixo, mas que dobrou nos últimos dez anos. “Da média de quatro quilos de peixe consumidos por pessoa, em 2005, passamos para nove quilos per capta, em 2014, o que nos deixa animados e confiantes de que estamos no caminho certo”.

A superintendente federal da Pesca em Rondônia, Ilce Oliveira, afirmou que Rondônia é o maior produtor de peixe nativo de água doce em cativeiro do Brasil. “Hoje produzimos 80 mil toneladas e a meta para 2018 é de uma produção de 250 mil toneladas de peixes nobres. Exportamos para 14 Estados brasileiros e trabalhamos para abrir outros mercados aqui e no exterior. Estamos também focados na expansão do mercado interno com campanhas como esta para que o rondoniense coma mais peixe”.

A ração para peixes é um dos itens determinantes para a composição do preço do produto, mas o seu uso adequado, por parte dos produtores, influencia muito no valor final. “A maioria dos pequenos criadores de pescado serve ração em excesso, em alguns casos, 20% a mais que o necessário”, aponta Ilce Oliveira.

REUNIÃO_SEMANA_DO_PEIXE_04082015_FOTOS_MAICONLEMES-19

Ilce Oliveira detalha a programação da Semana do Peixe no Estado

A 12ª Semana do Peixe tem como público alvo, pescadores e piscicultores; ribeirinhos e colônias de pescadores; empresas ligadas ao setor, restaurantes e flutuantes; supermercados, estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior; e a comunidade em geral.

Na vasta programação apresentada na reunião consta, na abertura, uma audiência pública, na qual será proposta a criação de uma Câmara Técnica Consultiva para dar suporte multidisciplinar à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Rondônia.

No decorrer dos 19 dias haverá a procissão de São Pedro (padroeiro dos pescadores), no rio Madeira; dança indígena (ritual de pesca), shows com artistas regionais, prova de ticagem do peixe, feira do pescador e do aquicultor, palestras voltadas à pesca e à aquicultura, caminhão Feira de Peixe da SFPA-RO, dança do boi, competição de rabeta (barcos a motor), no rio Madeira; Cozinha Brasil (Sesi), concurso “Peixe no Buteco” e Festival Gastronômico.

Os principais parceiros, além do governo do Estado, são a Assembleia Legislativa, prefeituras municipais, Câmaras Municipais de Vereadores, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e faculdades privadas, Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Corpo de Bombeiros, escolas, empresários, Associação de Supermercados de Rondônia (Asmeron), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RO), Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Santo Antônio Energia, Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e feirantes regionais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Maicon Lemes e SFPA-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe