Quinta, 16 de setembro de 2021

12ª SEMANA DO PEIXE

Consumo de peixe será incentivado em Rondônia em evento com duração de 19 dias

05 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

semana-do-peixe-logoA 12ª Semana do Peixe, que tem como objetivo incentivar o consumo em todo o País, acontecerá em Rondônia de 28 de setembro a 16 de outubro, em Porto Velho. O período foi decidido em reunião na terça-feira (4), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde.

A campanha, do Ministério da Pesca e Aquicultura, será realizada pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Rondônia (SFPA-RO) em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), conta com a participação de diversos órgãos de governo, entidades e associações ligadas à atividade.

Jander Plaça, gerente de Piscicultura da Seagri, disse que o consumo de pescado no Brasil, em especial em Rondônia, é muito baixo, mas que dobrou nos últimos dez anos. “Da média de quatro quilos de peixe consumidos por pessoa, em 2005, passamos para nove quilos per capta, em 2014, o que nos deixa animados e confiantes de que estamos no caminho certo”.

A superintendente federal da Pesca em Rondônia, Ilce Oliveira, afirmou que Rondônia é o maior produtor de peixe nativo de água doce em cativeiro do Brasil. “Hoje produzimos 80 mil toneladas e a meta para 2018 é de uma produção de 250 mil toneladas de peixes nobres. Exportamos para 14 Estados brasileiros e trabalhamos para abrir outros mercados aqui e no exterior. Estamos também focados na expansão do mercado interno com campanhas como esta para que o rondoniense coma mais peixe”.

A ração para peixes é um dos itens determinantes para a composição do preço do produto, mas o seu uso adequado, por parte dos produtores, influencia muito no valor final. “A maioria dos pequenos criadores de pescado serve ração em excesso, em alguns casos, 20% a mais que o necessário”, aponta Ilce Oliveira.

REUNIÃO_SEMANA_DO_PEIXE_04082015_FOTOS_MAICONLEMES-19

Ilce Oliveira detalha a programação da Semana do Peixe no Estado

A 12ª Semana do Peixe tem como público alvo, pescadores e piscicultores; ribeirinhos e colônias de pescadores; empresas ligadas ao setor, restaurantes e flutuantes; supermercados, estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior; e a comunidade em geral.

Na vasta programação apresentada na reunião consta, na abertura, uma audiência pública, na qual será proposta a criação de uma Câmara Técnica Consultiva para dar suporte multidisciplinar à Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Rondônia.

No decorrer dos 19 dias haverá a procissão de São Pedro (padroeiro dos pescadores), no rio Madeira; dança indígena (ritual de pesca), shows com artistas regionais, prova de ticagem do peixe, feira do pescador e do aquicultor, palestras voltadas à pesca e à aquicultura, caminhão Feira de Peixe da SFPA-RO, dança do boi, competição de rabeta (barcos a motor), no rio Madeira; Cozinha Brasil (Sesi), concurso “Peixe no Buteco” e Festival Gastronômico.

Os principais parceiros, além do governo do Estado, são a Assembleia Legislativa, prefeituras municipais, Câmaras Municipais de Vereadores, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e faculdades privadas, Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Corpo de Bombeiros, escolas, empresários, Associação de Supermercados de Rondônia (Asmeron), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RO), Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Santo Antônio Energia, Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e feirantes regionais.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Maicon Lemes e SFPA-RO