HABITAÇÃO

Famílias do Residencial Jardins dos Lagos, em Rolim de Moura, assinam contrato com a Caixa Econômica Federal

17 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Albenir e família se alegram com a assinatura do contrato

Albenir e família após a assinatura do contrato

Foi realizado nesta quinta feira (16), no município de Rolim de Moura, na Escola Estadual Aluisio Pinheiro Ferreira, a assinatura dos contratos correspondentes as 370 casas do Conjunto Habitacional Jardins dos Lagos, do programa Minha casa Minha Vida (Governo Federal) e Morada Nova (Governo do Estado).

A assinatura destes contratos, junto a Caixa Econômica Federal, é a ultima etapa antes da entrega dos imóveis e sem qualquer custo de despesa para o mutuário, que logo após recebe um termo de posse da casa. Após a assinatura, o contrato é encaminhado para o cartório, onde será feito o registro e a escritura, que serão entregues em aproximadamente oito meses às famílias contempladas. A última etapa de todo esse processo será a entrega das chaves, que ocorrera até o final deste mês, em data que será definida pelo Ministério das Cidades.

Neste processo de assinatura de contrato, a Caixa Econômica Federal teve que chamar 40 suplentes para substituir as famílias que não atenderam os pré–requisitos exigidos pelas normas dos programas de habitação, por exemplo: 26 famílias tinham a renda superior a R$ 1.600,00 e outras não tinham a documentação completa ou outros motivos.

Família feliz era a do casal Siene Santos de França e Albeneir Firmino de Oliveira. Eles são deficientes auditivos, têm três filhos e uma renda de aproximadamente R$ 800,00 por mês, que ganha como auxiliar de pedreiro; a filhinha Sheila, sete anos, que fala por toda família, disse: “é o dia mais feliz da nossa vida, além da casa ser novinha, eu e meus irmãos vamos ter um quarto só nosso pra brincar e dormir melhor, vai ser muito legal”. Ela estava ao lado dos pais e das irmãs Maria, quatro anos, e Natalia, de seis meses.

Alexandra Martiolli e o marido Edmilson Lopes, "agora tenho a minha casa"

Alexandra Martiolli e o marido Edmilson Lopes, “agora tenho a minha casa”

Na rua das Esmeraldas, quadra dois, casa 1536, morarão Edmilson Cordeiro, 24 anos, pintor, a esposa, Alexandra Martiolli Cordeiro, 18 anos, e o filho Gustavo de um ano. Ele não se continha de tanta felicidade, pois foi um dos suplentes chamado e desabafou: “nunca perdi a esperança mesmo quando não fui sorteado pela primeira vez, continuei acreditando e deu certo, agradeço a Deus e ao Governo do Estado por este presente que é o maior da nossa vida, muito obrigado mesmo, não vejo a hora de me mudar’.

Todas as famílias que assinaram os contratos junto a Caixa Econômica Federal assinavam também o contrato da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd) para o fornecimento de água e recebiam uma senha da Eletrobrás para instalação da energia.

Texto: Aristides Araújo
Fotos: Aristides Araújo