Governo de Rondônia
29/03/2024

ÁUDIOVISUAL

Contemplados pelo edital Prêmio Lídio Sohn lançam documentário em comunidade indígena

15 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Documentário foi lançado na Aldeia São Luiz, Terra Indígena Rio Branco – Alta Floresta do Oeste

Contemplados pelo edital Prêmio Lídio Sohn de Audiovisual que tem por objetivo fomentar a cultura do Estado, através da produção de curtas metragem com o tema “Memória e Cultura Rondoniense”. Os produtores de Rolim de Moura Roseline Mezacasa e José de Sá lançaram o documentário intitulado Kiteyã Toalet Makurap – Nosso conhecimento Makurap que mostra a vida e origem do povo Makurap.

O evento de lançamento aconteceu no último domingo (11) na Aldeia São Luiz, Terra Indígena Rio Branco – Alta Floresta do Oeste com a presença da comunidade local. De acordo com sinopse do documentário, os personagens do curta se apresentam e contam em narrativas e mostra seu modo de existir.

O Prêmio Lídio Sohn de Audiovisual foi aberto pela superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) durante o período de setembro a novembro de 2016 com a proposta de ressaltar aspectos relevantes da cultura e da memória nas novas linguagens, estimulando a reflexão e o registro das manifestações culturais de Rondônia, além de difundir a produção artística no estado.

Presente no lançamento, o superintendente da Sejucel  Rodnei Paes falou sobre a importância de promover a cultura, através de produções artísticas. “documentar as tradições culturais ajuda a manter viva a memória da história dos povos indígenas do nosso estado. E o governo de Rondônia tem se preocupado em fomentar a cultura com os editais lançados durante o ano”, disse Rodnei.

O edital foi dividido em três etapas, contemplando no resultado final quatro projetos vencedores: Projeto: Kiteyã Toalet Makurap – Nosso Conhecimento Makurap, do Município de Rolim de Moura; Vozes da Memória de Porto Velho; A Festa de São João na Comunidade Quilombola de Pedras Negras  de Rolim de Moura e Os Nambiquara e o Ritual da menina-moça de Vilhena. Cada um foi contemplado com R$ 20 mil, totalizando R$ 80 mil.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Pamella Rosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo