Contratação de policiais e investimentos são destaques em programa de rádio

28 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em entrevista concedida ao programa “1º Batalhão em Ação” da rádio Rio Madeira FM, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Antônio Carlos dos Reis, falou das principais ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria.

Reis em entrevista aos radialistas Carlos Venâncio e Douglas Mendonça

Reis agradeceu ao convite e parabenizou a iniciativa do programa. “É uma satisfação estar aqui para falar de uma pasta tão complexa que é a segurança pública. Precisamos de um programa como este que fale das boas ações, até porque alguns programas focam apenas as coisas ruins”.

Reis fez um breve relato de sua trajetória e da sua vinda a Rondônia. “Quem veio primeiro foi meu irmão, que já foi policial militar e se aposentou como policial civil. Recebi o convite dele assim que me formei em direito vim para o estado, e passei no concurso para delegado da polícia civil”, disse.

O secretário lembrou, ainda, que entrou na Sesdec no ano de 2007, a convite, para reestruturar a gerência de convênios. De lá pra cá passou por outros setores, foi secretário adjunto e por último, a convite do governador, assumiu a titularidade da pasta.

Quanto ao quantitativo de policias militares no Estado, Reis disse que não é um número satisfatório. “Fizemos a contratação de mais de 400 policiais este ano. Há ainda a possibilidade de chamarmos mais, porém trabalhamos com um Planejamento e limitações orçamentárias. O Brasil passa por um momento delicado na economia, então não podemos incidir na lei de responsabilidade fiscal. Nosso objetivo é fazer uma formação continuada, mesmo que seja com academias de 200 ou 300 policias, mas evitar esse lapso de tempo de quase dez anos sem formação como antes acontecia”, explicou.

Bloqueadores de celulares

A ouvinte Maria José do bairro Caladinho, indagou ao secretário sobre a falta de bloqueadores de celulares nos presídios. Reis explicou que não era de responsabilidade da Sesdec, porém que tinha conhecimento do caso. “Os problemas dessa tecnologia é que ela bloqueia uma área muito grande afetando a comunicação de comunidades próximas aos presídios. Então estão em busca de uma tecnologia que restrinja apenas a área interna do presídio”, disse.

Greve agente penitenciário

Respondendo a pergunta de um ouvinte, o secretário explicou que a greve deflagrada pelos agentes penitenciários foi suspensa e até o momento a equipe da Sejus está em negociação com o governo. “Entendemos o pleito da categoria, mas precisamos também ficar em alerta quanto ao momento de dificuldades financeiras que o país passa. Existem Estados que não estão cumprindo com o pagamento dos servidores e dos fornecedores e isso nos preocupa”, salientou.

Unisp

O ouvinte Lindomar Souza questionou ao secretário quanto ao prazo de entrega da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) da zona Sul, a destinação do 4º e 7º DP.

“As Unisp vêm para sanar um problema histórico com estruturas antigas e deficitárias, e contempla o nosso eixo de integração das forças. As novas unidades são mais amplas e modernas, o que trará mais conforto ao servidor e à população. Os antigos DPs os que tiverem condições de serem reaproveitados serão reformados e utilizados, o que não oferecerem segurança serão demolidos”, explicou o secretário.

Outra preocupação do ouvinte foi quanto ao acesso a Unisp/Sul. Ele alegou que apenas uma linha de ônibus faz o itinerário. “Iremos oficializar a Secretaria de transporte e Trânsito – Semtran para que mais linhas de ônibus possam ser disponibilizadas”, explicou.

Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins