Governo de Rondônia
28/03/2024

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Controlador ressalta transparência e melhoria nos processos organizacionais na Controladoria Geral do Estado

12 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

À frente da Controladoria Geral do Estado (CGE) há três anos, Francisco Lopes Fernandes Netto, controlador geral do órgão, responde de prontidão quais as principais vitórias alcançadas pela Controladoria, no decorrer de sua gestão: a internalização da transparência como política de governo e a mudança, gradual, de um órgão de controle que visa assegurar a melhoria dos processos organizacionais.

As expertises do controlador demonstram contribuir para o cumprimento das ações citadas e com a missão da Controladoria Geral do Estado, que é: “Zelar pela adequada aplicação dos recursos públicos com transparência, publicidade e participação social, fortalecendo o combate à corrupção”.

Francisco Netto é natural de Porto Velho, formado em matemática e economia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor das áreas de gestão e direito público em faculdades e cursos preparatórios. Atuou como auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE) e é servidor de carreira, como auditor fiscal da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin). Foi diretor executivo de compras da Supel, e desde 2016 atua como controlador geral do estado de Rondônia.

Mesmo elencando a transparência e a melhoria nos processos organizacionais com êxitos, o controlador garante que ainda há muito trabalho para ser realizado. “Os obstáculos sempre existem, mas os  principais eram buscar maior transparência na administração pública e fazer os controles internos trabalharem em redes. Hoje já conseguimos ter ações em redes. Isso foi possível por meio de cursos, capacitações, portarias conjuntas e trabalho em conjunto, mas estamos conseguindo, paulatinamente fazer o controle interno deixar de ser apenas um órgão de conformidade e passar a contribuir com a melhoria de gestão”, assegura.

Tendo como base, as funções da controladoria, as equipes da CGE, balizadas por Francisco Netto, elaboraram o Planejamento Estratégico do órgão, com ações previstas para serem cumpridas até 2023. O documento foi elaborado de maneira coletiva e participativa, com o intuito de integrar os colaboradores e aproveitar o conhecimento de cada um na concepção dessa iniciativa. O Planejamento Estratégico foi formado a partir de eixos que propõem mecanismos que colaboram para a construção do futuro da CGE de maneira sustentável e em benefício da sociedade. “A implementação das ações previstas no planejamento estratégico requer o envolvimento de todas as secretarias e unidades setoriais”, reforça o controlador.

Para Francisco Netto, quatro ações servem de pilar para as ações da Controladoria Geral do Estado, são elas: assegurar conformidade dos atos com a lei nas unidades; melhoria de processos organizacionais através de trabalho em conjunto; busca pela cidadania – que está sendo desenvolvida por meio de transparência e participação social; prevenção e combate a corrupção. “As equipes que atuam no governo, de maneira geral, estão coesa nas principais diretrizes do Estado, que é foco em transparência e combate à corrupção”, enfatiza. “Mas para que todas as mensagens chaves cheguem, principalmente aos gestores, a tendência é capacitar mais, de maneira permanente e periódica, no mínimo a cada 45 dias, para as unidades desenvolverem melhor as atividades”, destaca.

A controladoria Geral do Estado é composta por cerca de 80 servidores, geralmente economistas, administradores, analistas de sistemas e engenheiros.

Leia mais:

Presidente destaca valorização da defesa sanitária para o crescimento econômico no setor produtor de Rondônia

 Fapero deve consolidar estrutura de investimento em pesquisas que contribuem com a economia de Rondônia

 Autonomia financeira para as instituições de segurança e investimento em tecnologia são prioridades de governo

 Patrimônio e Regularização Fundiária são reorganizados na nova gestão estadual

 Superintendente busca celeridade em processos e quer resgatar Flor do Maracujá para o período junino

 Governo estabelece meta de redução de gastos públicos essenciais em 20%  

 Governo estimula regularização, conformidade fiscal e condições na concorrência de mercado

 Ideias com soluções tecnológicas para Rondônia é prioridade para Superintendência do Estado para Resultados

Prioridade do governador e o novo gestor da Sesau é construir um novo Hospital e Pronto Socorro João Paulo II

 Diretriz da nova gestão é atrair mais investidores para Rondônia, diz superintendente da Sedi

 Atendendo às diretrizes do governador, secretário de Planejamento quer reduzir a despesa da máquina administrativa

 Novo secretário da Educação quer fortalecer ensino médio e incentivar resultados nacionais de alta performance

 Sedam quer destravar processos de licenciamentos ambientais e dar celeridade às ações no estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Frank Néry e Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo