Governo de Rondônia
26/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Controladoria Geral da União recebe Ouvidor Geral e Controlador Geral do Estado para tratar sobre controle e transparência

23 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

“A CGU tem um grande apreço por parceria e esse modelo de trabalho é institucional. Esperamos que nesse novo governo possamos avançar ainda mais no que tange à parceria”. Com essas palavras o superintendente da Controladoria Geral da União, Regional Rondônia, João Mourão Mendes, iniciou a reunião de trabalho realizada na sede da CGU na manhã da ultima quarta-feira (16), em Porto Velho.

Entre os temas abordados, o uso da plataforma web e-Ouv e outros canais de transparência ganharam destaque. De acordo com o ouvidor geral do Estado, Silvio Luiz Rodrigues da Silva, a Ouvidoria do Estado já vem fazendo tratativas junto à Ouvidoria Geral da União – OGU para viabilizar a implantação do sistema no âmbito do executivo estadual. Ele falou também sobre um texto que será incluído nos documentos divulgando os canais de acesso a Ouvidoria dando ênfase ao fiel cumprimento da Lei Federal 13.460/17.

O Controlador Geral do Estado,  Francisco Lopes, ressaltou que o ouvidor coronel Rodrigues e sua equipe estão alinhados com as questões de dar visibilidade aos canais de transparência e há uma pré-disposição por parte do novo governo em ampliar e fortalecer os mecanismo de participação e controle social.

“ Aceitamos o desafio de continuar à frente da Controladoria e estamos aqui para trocar experiências. A CGU, de forma mais ampla, está à frente no que tange à transparência. A Controladoria Geral do Estado se coloca a disposição da Ouvidoria Geral para cobrar os gestores”, observou.

O Superintendente João Mourão acrescentou que em relação a criação da Rede de Ouvidoria, é importante trabalhar uma interligação entre os entes, de forma a facilitar a resposta ao cidadão. Segundo ele, a OGU oferece um conjunto de cursos online e presencial e que ainda estão previstos vários, priorizando os parceiros locais.

No final, a Controladoria Geral do Estado e a Ouvidoria Geral ficaram de marcar com a Casa Civil a possibilidade da CGU, em parceria com outros órgãos de controle, um encontro possibilitando a troca de informações e capacitações.

Participaram da reunião o Superintendente da Controladoria Geral da União/Regional Rondônia, João Mourão Mendes; o Controlador Geral do Estado,  Francisco Lopes; o Ouvidor Geral do Estado, Silvio Luiz Rodrigues da Silva; a Coordenadora do NAOP, Ouvidoria e Transparência/CGU, Leila Araújo da Cunha; o Coordenador do NAE/CGU, Miguel Maurício Kurilo;  o Chefe de Serviço, Alexandre dos Santos Muniz e o Assessor da Ouvidoria Geral do Estado, João Bosco Cardoso.

Leia mais:

Ouvidoria geral do Estado busca estreitar laços com Tribunal de justiça de Rondônia

Ouvidoria Geral do Estado busca aproximação com Ministério Público

Ouvidoria Geral de Rondônia e do Tribunal de Contas destacam importância da transparência


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Bosco Cardoso
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo