Governo de Rondônia
23/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Controladoria Geral de Rondônia adota novo sistema de Controle Interno

14 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Controlador-geral do Estado, Francisco Netto

Rondônia passou a adotar um novo sistema de Controle Interno, que adequa aos padrões internacionais de Auditoria Interna, preconizados pelo Instituto de Auditoria Interna (IIA) e organiza o modelo às novas práticas de auditoria interna. O novo sistema é disciplinado por meio do Decreto 23277/18 e incentivado pelo Controle Nacional de Controle Interno (Conaci) e também pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO).

De acordo com o controlador geral do Estado, Francisco Netto, as ações desenvolvidas na Controladoria Geral do Estado passam a ser focadas em dois aspectos: na avaliação e monitoramento das atividades de controle interno e atividade de consultoria. “O novo decreto visa atender determinações do Tribunal de Contas quanto ao sistema e é voltado à gestão dos riscos, além disso, agrega valor às organizações, para que atinjam seus objetivos organizacionais”, explica Francisco Netto.

O próximo passo, segundo Francisco Netto, que também atua no controle fiscal do Conaci, após ser sancionado o Decreto, o Estado tem até seis meses para implementar o novo sistema nas Unidades Setoriais. “O primeiro programa de gestão de riscos já está sendo feito na Secretaria de Finanças (Sefin), em conjunto com a CGE”, diz.

Outro aspecto é que a Controladoria Geral do Estado mudou seu programa estrutural e agora passa a ter gerência de monitoramento e avaliação e assessoria especial de transparência e combate e corrupção em nível de coordenadoria. “Nosso objetivo é institucionalizar para a próxima gestão às práticas já adotadas pela CGE”, pontua Francisco Netto.

Leia também:

Controladoria Geral de Rondônia vai contribuir com a elaboração de estratégia de transparência de 23 países


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Serviço, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo