Governo de Rondônia
20/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Controladoria Geral de Rondônia capacita servidores de quatro prefeituras sobre o Observatório da Despesa Pública

21 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena participam do treinamento

Durante toda a semana, uma capacitação está sendo oferecida aos servidores dos quatro municípios que aderiram ao Observatório da Despesa Pública (ODP). De segunda à sexta-feira (25), 12 servidores serão capacitados para implantar o serviço em seus municípios, dando mais transparência às ações das prefeituras municipais. Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena certamente estarão na vanguarda do país em inteligência e fiscalização de gastos públicos, acredita o controlador-geral do estado, Francisco Netto.

O Observatório  é uma unidade dentro da Controladoria Geral da União, de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos. Tem como objetivo identificar riscos de fraude, irregularidades e o mau uso dos recursos públicos, apoiando o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.

“O estado de Rondônia já faz parte dessa rede, sendo referência. E estes municípios reunidos aqui hoje, são os primeiros a receberem a capacitação no país. Ou seja, Cacoal, que está sediando o evento, juntamente com Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena certamente estarão na vanguarda do país em inteligência e fiscalização de gastos públicos”, destacou Francisco Netto.

“A ideia não é só facilitar o acesso da população às informações da administração pública, mas poder usar isso também como efeito gerencial. Permitir que o prefeito tenha mais controle sobre os gastos, dentro das diversas secretarias que compõe sua administração, como saber qual secretaria está gastando mais combustível em relação às outras, controlar as diárias, o prefeito saber aplicar melhor os recursos públicos. Enfim, ter esses dados organizados contribui com a gestão pública”, ressaltou o controlador-geral do estado de Rondônia.

Utilizando técnicas avançadas de análises e mineração de dados é possível produzir informações de alto valor agregado. Desde a identificação de empresas simulando competição em licitações, até entidades criadas apenas para receber recursos por meio de convênios.  Essas informações são importantes para a atuação rápida da CGU, coibindo desvios, reforçando os controles e evitando prejuízo aos cofres públicos.

“Nós vamos trabalhar a transparência dentro da administração. Para isso nós precisamos melhorar as nossas informações. O governo do Estado reuniu alguns municípios, colocou seus técnicos a disposição para isso”, agradeceu a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues.

De acordo com a prefeita de Cacoal, anfitriã do evento que reúne servidores das prefeituras municipais de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena, a transparência é um compromisso assumido em sua gestão. “Como disse o governador, esse é um caminho sem volta. Quem não quer transparência não deve aderir ao projeto. Cacoal foi o primeiro a abraçar, pois nós queremos sim uma administração transparente, onde as pessoas possam acessar e saber de todas as tramitações que acontecem na prefeitura, seja receita ou despesa. Para isso nós precisamos melhorar nossa atuação nesse sentido. Com isso o governo está nos oferecendo essa chance de capacitar nossos servidores e cedendo toda a estrutura para darmos transparência ao nosso portal”, destacou Glaucione Rodrigues.

A estratégia de implantação da ODP estadual é replicar o Observatório da Despesa Pública nos municípios da federação. O objetivo é disponibilizar, em rede, informações, indicadores gerenciais de desempenho e identificação de situações atípicas ocorridas na execução dos gastos públicos, para gestores, contribuindo assim para uma melhor gestão dos recursos governamentais.

Leia mais:

 Rondônia se destaca ao apresentar instrumentos de combate à corrupção em evento da Controladoria Geral da União em Brasília


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo