Governo de Rondônia
20/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Controladoria Geral do Estado apresenta Plano de Auditoria Interna definindo programas a serem auditados em 2019

02 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O controlador destaca que o Plano segue padrões internacionais de auditoria

O Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) da Controladoria Geral do Estado (CGE) para o exercício de 2019 foi aprovado e a Portaria 50/2019/CGE-GAB publicada no Diário Oficial do último dia 21 de março, página 78.  Segundo o controlador geral do Estado, Francisco Netto, o Plano define quais são os programas que serão auditados pela CGE, com critérios que se adequam aos padrões internacionais de auditoria.

“Os programas foram baseados em critérios de materialidade, relevância e criticidade, levando-se em consideração tanto os valores dos programas, quanto a adequação deles aos objetivos do estado. Considerou-se também os programas que tem mais riscos de ocorrer não conformidades. A CGE usou esse parâmetro e a população pode conferir no Diário Oficial”, ressalta o controlador.

O Plano Anual de Auditoria 2019 tem como foco o acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas, buscando atuar de forma independente, contribuindo para o alcance dos resultados da gestão, controle e transparência no uso dos recursos públicos estaduais, segundo consta na Portaria.

Segundo a edição que define o PAAI, para a seleção das unidades gestoras a serem auditadas este ano, o Plano deve desenvolver ações de controle que alberguem áreas ligadas às atividades orçamentárias, financeiras, suprimento de bens e serviços, recursos humanos, patrimônio e operacionais. Nesse processo, será feito um diagnóstico das áreas mais sensíveis da entidade, com base em metodologia específica (Auditoria Baseada em Riscos – ABR).

A publicação apresenta todas as unidades gestoras selecionadas, pontuando os critérios em cada uma, tendo por relevante indicador da materialidade a distribuição orçamentária por programa a ser auditado. O Plano demonstra a composição da matriz de risco, a perspectiva da materialidade, da relevância, e da criticidade de cada programa.

Leia Mais:

Controladoria Geral do Estado reúne servidores de Controle Interno para orientar sobre prestação de contas de gestão

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo