Governo de Rondônia
29/03/2024

TRANSPARÊNCIA

Controladoria Geral do Estado e Emater alinham informações para monitoramento de gestão

13 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

 Transparência nas ações do governo foi o assunto principal discutido na reunião.

Em reunião realizada na sede da Emater , em Porto Velho, a autarquia, representada pelo presidente Luciano Brandão e o controlador geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto, discutiram ações de normatização para gestão, controle, monitoramento e prestação de contas públicas. A ideia é tornar o processo mais ágil e eficiente, facilitando os procedimentos de registro e controle interno, bem como a execução das atividades durante a gestão, dando mais transparência às ações de governo.

Segundo Francisco, várias secretarias já estão se mobilizando no sentido de normatizar suas ações, listando os procedimentos e atividades a serem executadas. “É importante registrar tudo o que for necessário para o órgão, viabilizando, dessa forma, a execução de atividades que poderiam ser prejudicadas pela burocracia natural do procedimento.

A Emater tornou-se entidade pública a pouco mais de cinco anos, e essa tramitação de documentos é bem diferente da forma como era feita, quando o órgão era denominado associação, entretanto seus empregados têm se empenhado em acompanhar os trâmites de acordo com o que exige a Lei. Por isso, esse encontro entre CGE e Emater é muito importante.

Luciano disse que a Emater já vem normatizando algumas atividades, pois acredita que quando as normas estão bem explicitadas fica muito mais fácil dar prosseguimento às ações, independente de quem está dirigindo o órgão. “Quando se normatiza, se corta as ranhuras”, explica o presidente.

Francisco colocou a Controladoria Geral do estado à disposição para colaboração e tirar dúvidas, dizendo que o controle interno deixou de ser exclusividade da controladoria interna e passou a fazer parte da gestão, onde todos precisam que colaborar. “Controle interno é agente de mudanças, é preciso contar com a ajuda de todos”, disse.

Leia também:

Controladoria Geral do Estado reúne servidores de Controle Interno para orientar sobre prestação de contas de gestão

Controladoria Geral de Rondônia representa órgãos de Controle Interno do país em Fórum Nacional promovido pelo TCU


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo