AGROINDÚSTRIA

Convênio viabiliza aquisição de equipamento e fortalecimento agroindústria familiar em Rondônia

01 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Associação de Desenvolvimento Agrícola de Rolim de Moura (Adagrim) foi contemplada com recursos financeiros da Fundação Banco do Brasil para aquisição de uma câmara fria. O equipamento, viabilizado poe meio do convênio de cooperação financeira firmado entre as duas instituições, atenderá além dos sócios, mais de cem produtores rurais que processam e entregam produtos que necessitam serem resfriados para garantir e assegurar sua qualidade. Foi alocado um montante de R$ 224.752,95, sendo aproximadamente, 88% da Fundação Banco do Brasil (BB) e o restante como contrapartida da Associação.

A associação foi contemplada com recurso não reembolsável do Banco Brasil.

A demanda foi discutida em reunião com os diversos segmentos que integram o Território de Identidade Rural Zona da Mata buscando contemplar o fortalecimento da agricultura familiar local. Para viabilizar os recursos financeiros, a Fundação BB buscou recursos no Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) que executa ações de apoio e fortalecimento ao território, juntamente com o apoio da Emater-RO e parceiros.

O Território de Identidade Rural Zona da Mata, reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e incorporado ao Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat) em 23 de maio de 2013, é composto por sete municípios: Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta do Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Rolim de Moura e Santa Luzia do Oeste que juntos formam um espaço de relações sociais capaz de criar laços de coletividade e solidariedade.

O Núcleo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) é uma das unidades administrativas que têm por objetivo apoiar as ações dos territórios rurais. No estado, está vinculado ao curso de engenharia florestal da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e conta com o apoio da Emater-RO e da Ecoporé no fortalecimento das iniciativas e da democracia participativa.

O convênio de cooperação financeira firmado entre a Fundação BB e a Adagrim contemplou a associação com recursos financeiros não reembolsáveis, na consolidação da agroindústria familiar no território, no âmbito do Programa Trabalho e Cidadania da Fundação Banco do Brasil. Segundo informações da gerente do escritório regional da Emater-RO/Rolim de Moura, Albertina Marangoni, o projeto foi amplamente discutido em reuniões e assembléias do Território Zona da Mata para identificação e seleção das demandas e entidades que poderiam ser proponentes. “Esta Associação foi contemplada, porque já trabalha com programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no fortalecimento da agricultura familiar.”

A associação vem exercendo ações que integram também a agroindustrialização de produtos advindo da agricultura familiar e a aquisição da câmara fria foi uma necessidade levantada nas diversas reuniões de discussão e deliberação sobre as necessidades da região. Para adquirir o equipamento a Fundação BB repassará à associação recursos financeiros no valor de R$ 199.272,95 e a Adagrim desembolsará, a título de contrapartida, o valor de R$ 25.480,00.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO