Governo de Rondônia
Domingo, 22 de setembro de 2019

BRASIL CENTRAL

Cooperação entre estados membros de consórcio já traz benefícios para a educação de Rondônia, avalia Confúcio Moura

20 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A formalização do Consórcio Brasil Central como instrumento inovador da  política nacional já apresenta benefícios, avaliou o governador de Rondônia, Confúcio Moura, ao participar, nessa terça-feira (19),  de reunião do colegiado interestadual, em Cuiabá.

Governadores do Consórcio Brasil Central se reuniram em Cuiabá

Governadores do Consórcio Brasil Central se reuniram em Cuiabá

Como prova de que a troca de experiências é positiva, o governador citou o ensino a distância com mediação tecnológica e a concepção de moderno software para melhorar a gestão na previdência social.

A cooperação, segundo Confúcio, é outro mecanismo que torna o consórcio vantajoso para os participantes. Um exemplo é a aquisição de fertilizantes. O produto, que era comprado do Paraná, agora virá do Mato Grosso.

O consórcio que agrupa, além de Rondônia, os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, debateu temas comuns relacionados ao turismo, educação, inovação tecnológica, desenvolvimento econômico frente ao momento atual do País e difusão dos modelos de sucesso para serem replicados entre os parceiros.

Segundo Confúcio Moura, ao quebrar barreiras legislativas e estabelecer igualdade, os estados provam, através do consórcio, que é possível uma federação colaborativa e que promova inovações positivas na forma de gerir as unidades.

Otimista em relação a esse modelo federativo, o governador de Rondônia diz que este é um caminho para contrapor ao formato tradicional, que está exaurido.

A reunião dos governadores em Cuiabá foi precedida pelo encontro de secretários estaduais de Educação, que teve por objetivo, entre outros assuntos, debater o programa de Tutoria Pedagógica, desenvolvido pela Fundação Itaú Social. Os estados se comprometeram em elaboração, com base neste exemplo, plano para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos.

O consórcio Brasil Central tem sede em Brasília e tem como meta a promoção do desenvolvimento dos estados envolvidos a partir da cooperação política, técnica, programática e financeira, além de promover e incentivar iniciativas inovadoras para melhoria da gestão pública, eficiência administrativa e eficácia das políticas públicas em diversas áreas.

Além de Confúcio, participaram da reunião, os governadores Pedro Taques (MT), Marconi Perillo (GO), Rodrigo Rollemberg (DF), Marcelo Miranda (TO) e Reinaldo Azambuja (MS). O próximo encontro será realizado em Tocantins.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Brasil, Convênios, Economia, Educação, Empresas, Fórum de Governadores Brasil Central, Governo, Indústria, Legislação, Rondônia, Tecnologia, Turismo


Compartilhe