Governo de Rondônia
28/03/2024

COOPERAÇÃO

Cooperação técnica entre Emater de Rondônia e Acre

27 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Diretor da Emater-AC veio a Rondônia conhecer sistema de gerenciamento de ATER.

Na manhã de terça (26), o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, recebeu o diretor técnico da Emater-AC, Francisco Dantas, que veio a Rondônia conhecer o sistema administrativo adotado pela direção da Emater-RO, para dinamizar o serviço de assistência técnica e extensão rural  (Ater), que permite a interatividade das informações em tempo real. Quando o extensionista lança os dados no sistema de gerenciamento de Ater (Sigater), imediatamente podem ser acessadas pelos gerentes e pela direção superior da Autarquia.

O diretor visitante busca essa cooperação técnica administrativa com o fim de revitalizar o modelo administrativo e de controle de atividades técnicas dos Extensionistas no campo, porque segundo ele, há vinte anos a Emater-AC trabalha com o mesmo modelo administrativo, e que a transmissão e armazenamento de informações ainda é feita através de instrumentos físicos.

O Sigater, sistema apresentado ao diretor Dantas, facilitou algumas tarefas do extensionista e permitiu o compartilhamento das informações de Ater, em tempo real, entre os diferentes níveis administrativos da Emater-RO. Permanecendo em meio físico apenas a ficha de acompanhamento e monitoramento (FAM), que é o instrumento pelo qual o técnico extensionista registra a orientação técnica para o produtor assistido, em duas vias, ficando uma com o produtor, enquanto a outra permanece com o técnico.

A velocidade da informação e segurança do Sigater, agradou o diretor acreano que também conheceu o sistema que auxilia no controle administrativo, e vem dando uma nova dinâmica ao gerenciamento de pessoas e materiais, utilizados diretamente nas atividades de campo da Emater-RO. Neste sistema é possível o compartilhamento “on line” da programação semanal do extensionista, do cronograma de eventos metodológicos, da pesquisa semanal de preços e o gerenciamento do uso de veículos, com a previsão de distâncias percorridas e consumo de combustíveis.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Irene Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo