SETOR PRODUTIVO

Cooperativa recebe caçamba e anuncia construção de unidade de secagem e armazenagem de grãos para 400 mil sacas

08 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega da caçamba ocorreu durante assembleia geral da Cooperativa

A  Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) entregou um caminhão caçamba à Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia Ltda (Copama), oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Luizinho Goebel (PV). A entrega ocorreu durante a assembleia geral da cooperativa, na sede  da entidade no município de Vilhena, a cerca de 750 quilômetros de Porto Velho.

Na ocasião, o presidente da Copama, Carlos Eduardo Polo Sartor, falou sobre a reestruturação da Cooperativa e anunciou para este ano a implantação de uma unidade de secagem e armazenagem de grãos com capacidade de 400 mil sacas, em cerejeiras, onde existe uma filial.

Para o diretor executivo da Copama,  Giandré Torrezan Passeri,  com a reativação da cooperativa em 2009, o número de associados tem aumentado. “Iniciamos a reestruturação da cooperativa com 30 cooperados. Hoje finalizamos o ano de 2014 com 342 cooperados. Temos duas patrulhas mecanizadas, que no ano de 2014 fizeram mais de 2.100 horas aos nossos cooperados, a preço de custo. Isso só foi possível graças à parceria do governo do estado e dos deputados estaduais e federais”,  destacou  Passeri.

Durante o evento, o deputado Luizinho Goebel falou sobre os avanços na agropecuária do estado, destacando o associativismo e o cooperativismo como solução para organização das diversas cadeias produtivas de Rondônia. “Sou parceiro do setor produtivo do estado, quem sustenta esse estado e o País  é o agronegócio. Estou trabalhando junto com as associações e cooperativas para alavancar a produção do nosso estado”, afirmou o parlamentar.

Segundo o secretario da Agricultura, Evandro Padovani, o cooperativismo é um movimento universal que  busca um modelo mais justo, que permita a convivência equilibrada entre o econômico e o social. “O cooperativismo no estado de Rondônia, se comparado a outros estados, como o Paraná, ainda é novo. Mas vendo exemplos, como esta cooperativa, nos motiva. Que este caminhão venha contribuir com o crescimento socioeconômico da cooperativa”, destacou Padovani.

Ainda durante a solenidade, a deputada estadual, Rosângela Donadon (PMDB), ressaltou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do estado.”Sei da importância do terceiro setor para cada rondoniense, e também da importância desses produtores para o desenvolvimento do Brasil. Irei destinar parte das minhas emendas para atender às demandas das associações e cooperativas do estado”, garantiu.

COPAMA

A Copama é a antiga Coopervil, Cooperativa Mista Agroindustrial de Vilhena, fundada em 1998 por iniciativa de um projeto do prefeito da época. Pertencia a um grande complexo do qual faziam parte mais duas cooperativas e um centro de distribuição de hortifrutigranjeiros.

Prédio

Prédio onde funciona a Copama, antiga Coopervil, em Vilhena

A Cooperfrutos  era a responsável pela produção das frutas; a Coopernorte, que seria o centro de produção das olericulturas, e o Verdurão, que seria o responsável por comercializar essa produção pelo estado de Rondônia e região.  A Coopervil era uma incubadora de varias agroindústrias que processaria os excedentes da produção. Mas o projeto foi abandonado. Segundo Passeri, no final de 1999 até 2009, quando a atual diretoria assumiu, a Coopervil não passava de um barracão desativado sem cumprir com seu proposito inicial. “Foi quando esta diretoria assumiu e vendo esta estrutura parada dentro do setor industrial da cidade, resolvemos reativar a cooperativa, quitamos as dívidas e iniciamos os nossos trabalhos”, lembrou.

Carlos Eduardo Polo Sartor explicou que para reestruturar a cooperativa a nova diretoria realizou uma chamada de cooperados para participarem da nova fase da cooperativa. “Realizamos adequações estatutárias da mesma e montamos um plano estratégico de atuação da atual Copama. Hoje, depois de alguns erros e acertos, aprendemos bastante e estamos crescendo ano a ano, tanto no número de cooperados como em ações desenvolvidas, observou.

O diretor enumerou os vários programas que a cooperativa vem desenvolvendo, partindo da demanda dos produtores. “Fertilização In Vitro, projeto de manejo de cigarrinha em pastagens, programas sociais, aquisição de insumos, fábrica de ração para ruminantes e uma moderna patrulha mecanizada são alguns dos benefícios que já temos à disposição dos nossos cooperados. O objetivo desses projetos é trazer economia e qualidade ao produtor”, frisou.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Convênios, Economia, Governo, Indústria, Infraestrutura