Governo de Rondônia
29/03/2024

CARTEIRA DO ARTESÃO

Coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro percorre municípios para realizar cadastramento e emissão da Carteira Nacional do Artesão

25 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A carteira garante benefícios aos artesãos

A coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro/Rondônia realiza, em Ji-Paraná, de 3 à 05 de abril, o cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O registro é gratuito e acontecerá na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar, localizada na Av. Transcontinental, 437,Centro. Segundo a organização, durante o cadastro os artesãos irão participar de uma palestra explicando a importância do cadastro.

Para participar, o artesão deve ser maior de 16 anos e comparecer no local indicado pela coordenação portando os seguintes documentos: foto 3×4 recente, original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do requerente.

O cadastramento dos artesãos se dará mediante avaliação de peças prontas e demonstração de habilidade manual, através de prova de feitura para cada técnica a ser cadastrada. Poderão ser registradas no mínimo uma e no máximo três técnicas para cada artesão. Os profissionais considerados aptos irão receber a Carteira Nacional do Artesão.

Segundo a coordenadora do programa em Rondônia, Wéllida Sodré, A Carteira Nacional do Artesão traz benefícios como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, participação em programas de editais públicos e privados, em alguns casos. “O cadastramento é importante. O profissional da área formaliza sua atividade no ramo e obtém sua carteira, que garante participação em eventos especializados como feiras regionais, estaduais e nacionais, exposições e capacitações. As informações proporcionadas pelo cadastrado também nos darão uma melhor visão de quantos artesãos dispomos na cidade e a natureza de seus trabalhos”.

Ainda segundo Wéllida, o cadastramento acontecerá, também, em Guajará-Mirim entre nos dias 9 e 10 de abril, no auditório da Secretaria Executiva Regional, Av. Leopoldo de Matos nº 1282, Bairro: Tamandaré e em Ariquemes acontece no dia 02 de abril no Centro Cultural, Travessa Rio Madeira, 3699, Setor Institucional. Confira a programação dos horários.

 

Ji-Paraná:

DATA PERÍODO HORA
03 de abril Manhã 08:00 às 11:30
04 de abril Manhã 18:00 às 11:30
          04 de abril Tarde 14:00 às 17:30
         05 de abril Manhã 08:00 às 11:30

Guajará-Mirim:

DATA PERÍODO HORA
09 de abril Manhã 08:00 às 11:30
09 de abril Tarde 14:00 às 17:30
          10 de abril Manhã 08:00 às 11:30
          10 de abril Tarde 14:00 às 17:30

 

FIQUE ATENTO

O cadastro de artesão não inclui as seguintes atividades: Adesivos de unhas; bijuterias montadas com pedraria, couro ou sementes adquiridas com acabamento já pronto; bordados e costura na máquina; produção de velas, de sabonetes, perfumaria, sais de banho e terrários; produtos em EVA e feltro; produtos da gastronomia; bordado de aplicação de miçangas, paetês e canutilhos (chinelos, acessórios e vestuários); decoupage; bordados em fita; capitonê, pintura em tela, cartonagem sem produzir o papel artesanal; revestimento com tecido, costura criativa, fuxico moderno com enchimento, flores de meia, tecido e outros materiais industrializados; biscuit sem produzir a massa e sem identidade cultural; stringuiart; patchwork invertido; lapidação de pedras; artesanato de reutilização sem acabamento e de ofício predominantemente manual.

Leia mais:

 Inscrições para artesãos comercializarem produtos na 8ª Rondônia Rural Show encerra dia 29 de abril

 Reunião discute participação de artesãos rondonienses na Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo