26/04/2024

EDUCAÇÃO

Coordenadoria de Cacoal ressalta a dedicação dos professores aos aulões preparatórios para o Enem e Saeb

20 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Professores envolvidos com os aulões foram homenageados durante um café da manhã

Um café da manhã em agradecimento aos professores que se dedicaram neste ano aos aulões oferecidos aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em Cacoal e Ministro Andreazza marcou o encerramento de um ciclo que durou o ano inteiro.

Ao longo de todo o ano letivo de 2019, servidores da Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, professores da rede estadual e professores convidados se empenharam e os resultados foram celebrados na terça-feira (19), durante o café da manhã.

“Aproximadamente 900 alunos do 3º ano e 810 alunos do 9º participaram dos aulões que tiveram como objetivo principal revisar conteúdos aprendidos em sala de aula, sanar dúvidas e comentar assuntos em destaque na mídia, preparando os alunos para as avaliações externas: o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e o Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica”, destacou o Coordenador Regional de Educação em Cacoal, Severino Bertino Neto.

Ao longo do ano, aproximadamente 1600 alunos assistiram os aulões organizados pela CRE em Cacoal e Andreazza

O Enem, além de avaliar a qualidade do ensino médio no país, é hoje o principal método de ingresso nas instituições de nível superior. Já o Saeb avalia a Educação Básica, possibilitando a produção de indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil.

Durante o café da manhã, foi exibido um vídeo produzido junto à diversos alunos que participaram dos aulões e prestaram as provas, tanto do Enem como do Saeb. Em todos os depoimentos, os alunos fizeram questão de ressaltar a importância das atividades.

“Os aulões foram muito úteis na hora de fazer o Enem. Os professores deram aulas que fizeram a diferença. Além disso, esses aulões trouxe mais tranquilidade pra gente, na hora de fazer a prova”, relata o estudante Igor Nathan de Jesus Siqueira, do 3º ano da Escola Josino Brito.

Já a aluna do 9º ano da Escola Nilo Coelho, de Ministro Andreazza, ressaltou que os aulões foram essenciais para prepará-los para a prova do Saeb. “A gente agradece todo o empenho e todo o conhecimento que os professores trouxeram pra gente. A gente tinha muitas dúvidas e os professores esclareceram todas elas. Os aulões foram muito importantes, de verdade”, agradeceu Lavínia Vitório Ribeiro Ferreira.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin e Arquivo CRE/Cacoal

Capacitação, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade