Governo de Rondônia
19/04/2024

SUSTENTABILIDADE

Coordenadoria de Unidades de Conservação promove nivelamento com extrativistas da região de Machadinho do Oeste

03 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com intuito de padronizar os procedimentos administrativos referentes aos trâmites relacionados às explorações florestais nas Reservas Extrativistas da região de Machadinho do Oeste, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), promoveu reunião com as lideranças de associações e cooperativas para definir metodologias para agilizar processos administrativos e operacionais.

As entidades, que representam os integrantes das comunidades extrativistas, têm encontrado dificuldade para desenvolver suas atividades em diversas frentes de trabalho devido ao grau de dificuldade de alguns procedimentos administrativos e burocráticos. Reconhecendo este problema, a Sedam identificou a necessidade de promover nivelamento técnico para definir os procedimentos que melhor se adequem aos fins que se propõem as Unidades de Conservação que praticam o extrativismo e desenvolvem planos de manejo.

O coordenador da CUC, Denison Trindade, falou da orientação do secretário Vilson de Salles Machado, que determinou maior presença e proximidade da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental com os extrativistas. A coordenadoria vem desenvolvendo uma atuação mais forte nas Áreas Protegidas de Rondônia com desenvolvimento de projetos e identificação de oportunidades de melhoria para os extrativistas que trabalham dentro da lei empenhados em conservar os recursos naturais das reservas.

Os participantes do encontro falaram suas  dificuldades, esclareceram dúvidas sobre legislação e normas sobre associativismo e cooperativismo e apresentaram também necessidades como a qualificação profissional e infraestrutura entre outras demandas. Aproveitaram o momento também para denunciar ocorrências de pesca e caça predatórias em suas unidades de conservação.

Os representantes de associações e cooperativas foram também advertidos sobre as espécies a serem preservadas (excluídas) de todos os planos de manejo florestal, pois produzem produtos explorados pelos extrativistas, como por exemplo a copaíba e a seringueira.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Ecologia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo