EDUCAÇÃO

Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal participa da 31ª Festa da Solidariedade do Cernic

22 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal (CRE/Cacoal) participou nos dias 13 e 14 últimos da 31ª  Festa da Solidariedade em prol do Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (Cernic). O coordenador da CRE/Cacoal, professor Bertino Neto, montou uma barraca e, juntamente com a gerente Pedagógica, Keler Trevisani, trabalharam para arrecadar fundos e que ao final do evento foram destinados para a Cernic.

Bertino e servidores da CRE montaram e decoração uma barraca de doces e que serviu de referência para os demais órgãos de Cacoal que participaram e ajudaram na arrecadação financeira. “Nossa participação foi importante, visto que pudemos mobilizar os servidores e gestores escolares dos estabelecimentos de ensino do estado de Rondônia localizados em Cacoal, na montagem da barraca e na doação dos doces para vendas ao público que compareceu para prestigiar o Cernic”, afirmou Bertino Neto.

A presidente do Cernic, Daniela Patricia Polini Bianchini,e a diretora Pedagógica do Cernic, Nalzira de Fátima, agradeceram o sucesso do evento as participações das duplas de artistas Paulinho Duke & Fernando, Cuyabano & Douradense, além de Vando Cardoso e Banda.

HISTÓRICO – O Cernic foi fundado no ano de 1982, por um grupo de pais de crianças com deficiência, que encontrava inúmeras dificuldades para proporcionar algum tipo de atendimento especializado a seus filhos. Após a fundação, estes pais se reuniam periodicamente e realizavam eventos promocionais, com a finalidade de angariar recursos para a construção de uma sede própria. Quatro terrenos foram doados por particulares e com os recursos obtidos através de promoções, os pais iniciaram a construção da sede, em programa de mutirão, aos finais de semana.

Os servidores da CRE/Cacoal ajudaram para arrecadar recursos para o Cernic

No final de 1983, parte da obra estava concluída, mas ainda não era suficiente para iniciar o atendimento às crianças. Faltavam profissionais especializados para a realização do trabalho. Somente no final de 1985, foi possível congregar pessoas e deixar a sede em condições de receber as crianças, que nesta ocasião somavam 40. A partir daí, em contatos com o Governo do Estado de Rondônia, em especial com as Secretarias de Educação e Saúde, conseguiu-se que professores e profissionais de saúde fossem colocados à disposição do trabalho do Cernic.

O número de crianças foi aumentando, crianças de outros municípios procuravam atendimento e a estrutura montada passou a não atender a demanda. De 1985 para cá, o CERNIC, conseguiu manter contatos com entidades que puderam apoiar na realização de projetos que iam sendo desenvolvidos na clínica e na escola. Iniciou-se em 1996 um trabalho com a comunidade para que as pessoas físicas ou jurídicas pudessem apoiar a entidade através do setor de sócios contribuintes com doações.
Hoje atende crianças, adolescentes e jovens com deficiência nos diversos programas existentes na entidade.

Em sua estrutura organizacional, o Cernic oferece atendimento clínico, pedagógico e de educação profissional.
A Clínica Especializada “Raio de Luz” mantida pelo Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal, possui um corpo clínico composto por psicólogo, fonoaudióloga, fisioterapeutas, assistente social e auxiliar de enfermagem. Além destes atendimentos possui parcerias com clínicas e hospitais públicos e particulares para a realização de atendimento especializado em oftalmologia e neurologia, cardiologia, pediatria e odontologia.

Autoridades na abertura da 31ª Feira da Solidariedade em Cacoal

No campo pedagógico, o Cernic oferece desde 2006 o atendimento educacional especializado complementar. Este atendimento decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente pela Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência.

O Atendimento Educacional Especializado é de Caráter exclusivamente pedagógico sendo ofertado por meio de salas temáticas denominadas “grupos de Enriquecimento”-GE. O referido trabalho é realizado com solicitação do desenvolvimento cognitivo, por meio de projetos de conhecimento, garantindo-lhes o sucesso e a permanência na escola comum.

O Cernic ainda oferece o programa de educação profissional e trabalho para os alunos a partir dos 14 anos e para os alunos desta mesma idade que não apresentam um perfil para inclusão no mercado de trabalho ofertamos o Programa de Atendimento Sócio Ocupacional.

Os alunos jovens e adultos que pro diferentes motivos ainda não frequentam a EJA da escola comum o Cernic oferece o programa pedagógico aprendendo a conviver que tem por objetivo elevar o nível de escolaridade e a certificação sendo do rede regular tão logo o aluno sinta apto a fazer as provas.

O Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal oferece ainda transporte gratuito a 90% de seus alunos, que devido às suas particularidades, encontram grandes dificuldades para chegarem até a instituição de outra forma. O veículo coletivo da entidade percorre diariamente toda zona urbana do município de Cacoal, chegando aos mais distantes bairros, em pontos sempre que possível mais próximos à casa da criança atendida.
Como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, sobrevive de convênios com o poder publico municipal, estadual, federal, doações, promoções, eventos e do serviço voluntário.

Comprometido com qualidade e desenvolvimento global, o CERNIC possibilita a seus alunos vivências e experiências interessantes que favorecem a formação de pessoas críticas, capazes de cooperarem e de se respeitarem mutuamente, superando dificuldades e acreditando nas potencialidades.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Keler Trevisani