Governo de Rondônia
Quinta, 19 de setembro de 2019

EDUCAÇÃO

Coordenadoria Regional de Educação de Pimenta Bueno reúne diretores e secretários para orientar sobre o Censo Escolar 2019

19 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, determinou que as escolas da rede estadual de Rondônia iniciem o processo para a coleta de informações da educação básica para o Censo Escolar 2019.

A gerente pedagógica da Coordenação Regional de Educação de Pimenta Bueno (CRE/PB), Rosa Maria Barbosa,  esteve reunida no último dia 11, no auditório da  CRE, com os diretores e secretários escolares das escolas sob a jurisdição da CRE/PB para debater a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.

A reunião realizada no auditório da CRE/Pimenta Bueno com os diretores e secretários escolares

O Censo Escolar, segundo Rosa Maria, é coordenado pelo Intituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anisio Teixeira (Inep) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:
– Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
– Educação especial – modalidade substitutiva;
– Educação de Jovens e Adultos (EJA);
– Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a situação do aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

O Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados.

Rosa Maria disse que “o  Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas”.

A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNEU. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.

Além disso, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.

O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por meio de Portaria.


Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Rosa Maria Barbosa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Evento, Governo, Municípios, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe