Corpo de Bombeiros apresenta equipamento para resgate

03 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

2 - vice

Vice-governador Airton Gurgacz e secretário de Segurança José Carlos Reis cumprimentam oficiais

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia apresentou, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, quarta-feira (02), uma almofada pneumática, moderno equipamento capaz de erguer até 130 toneladas de carga e que pode ser utilizado em acidentes de trânsito ou desabamentos em prédios, no resgate de vítimas. A aquisição foi mostrada a convidados e homenageados após a solenidade comemorativa do Dia Nacional do Corpo de Bombeiros Militar. Presente ao evento, vice-governador Airton Gurgacz representou o governador Confúcio Moura e garantiu que a instituição recebeu apoio para crescer e que isto continuará acontecendo.

2 - bombeiros

O Dia Nacional do Bombeiro Militar serviu para que a instituição prestasse homenagens a bombeiros, autoridades e parceiros que contribuíram para que as missões fossem realizadas com eficácia. Foram concedidas 45 Medalhas do Imperador Dom Pedro II a bombeiros de várias graduações e a outras personalidades como prova de reconhecimento pelos serviços prestados à corporação. Também foram entregues medalhas “Defesa Civil do Estado de Rondônia” a militares que comandam destacamentos aéreos e navais e que tiveram importante participação no enfrentamento da enchente histórica do Rio Madeira, que ocorreu recentemente. Outras personalidades e instituições receberam o Diploma Amigo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia em reconhecimento pela espontânea colaboração prestada à corporação.

Aeromédico

A formatura iniciou com o sobrevoo de dois aviões bimotores, um avião monomotor e um helicóptero multimissão. As aeronaves estão incorporadas ao Grupo de Operações Aérea –GOA e são empregadas no transporte aeromédico, busca, resgate e salvamento, além da prevenção e combate a incêndios florestais, entre outras atividades.

2 - bombeiros 2

Presente à solenidade, onde representou o governador Confúcio Moura, o vice-governador Acir Gurgacz falou sobre o crescimento da corporação, apontou as conquistas dos últimos quatro anos, como a aquisição das aeronaves apresentadas no início da solenidade. Ele também acentuou que, muitas vezes, o bombeiro abre mão do convívio familiar para enfrentar o perigo. “São 365 dias de trabalho para atender a sociedade, seja apagando incêndios ou salvando vidas humanas e de animais”, lembrou.

Enchente

O vice-governador citou o trabalho da Defesa Civil no desastre que foi a enchente do Rio Madeira, destacando que diante da calamidade não houve vítimas fatais. Finalizou lembrando que governador Confúcio Moura colocou à disposição recursos do Departamento Estadual de Trânsito – Detran para socorrer as vítimas da enchente com auxilio-aluguel.

2 - equipamento

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Reis fez um breve discurso em que destacou a complexidade do trabalho dos bombeiros, pelo grande volume de atividades que realizam, que vão do combate à incêndios, passando pelo resgate e socorro de pessoas e animais, fiscalização de imóveis e ações de defesa civil, entre outras.

Reis fez menção à atuação dos bombeiros durante a enchente do Rio Madeira, acentuando que as ações de Defesa Civil na enchente do Rio Madeira, cujos resultados foram positivos em razão do empenho, compromisso e dedicação daqueles profissionais.

Equipamentos

2 - autoridades

O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano, informou aos convidados e homenageados que, como presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – Ligabom, também comemorava o fato de mais uma corporação, a do Estado da Bahia, ter obtido a emancipação em relação à Polícia Militar, fato que confere autonomia, inclusive financeira, à corporação. Em junho deste ano, os bombeiros militares do Rio Grande do Sul tiveram a mesma conquista.

O coronel Caetano também disse que o Corpo de Bombeiros de Rondônia está entre os mais qualificados do país e destacou que o governo do Estado tem proporcionado meios para que estes avanços sejam obtidos e que, desta forma, a população é melhor atendida quando estes profissionais são acionados. Sobre a almofada pneumática que foi apresentada ao final da solenidade, ele informou que é igual às que são utilizadas no Japão, país que um dos países mais avançados na qualificação para enfrentamento de desastres.2 - dia do bombeiro

Os 182 bombeiros pioneiros da corporação também foram lembrados na mensagem do comandante Caetano, que fez citação especial ao Grupamento de Operações Aéreas, que é, segundo ele referência no atendimento aeromédico, pela qualificação de pessoal e equipamentos utilizados.

2 - bombeiros 1

Texto: Nonato Cruz e Jarlana