Governo de Rondônia
29/03/2024

PREVENÇÃO

Corpo de Bombeiros de Rondônia alerta sobre cuidados contra raios durante inverno amazônico

26 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

prevencoes-raios-como-se-proteger_-11-01-2017_jeferson_mota-1-1

Instabilidade climática gera maior incidência de raios, segundo o Corpo de Bombeiros

Estamos no inverno amazônico, quando as chuvas são mais frequentes e aumenta a preocupação com os raios. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Iranildo Dias, o estado tem conscientizado e atuado na prevenção dos danos causados pelas descargas elétricas.

‘‘Hoje nós temos uma legislação especifica voltada para isso. Aquelas edificações novas com largura e altura estipulada na lei são obrigadas a instalar o sistema de proteção por descarga atmosférica’’, citou.

Com essa política prevencionista, o capitão informa que houve redução de danos materiais ocasionados por raios no estado. Segundo ele, as maiores ocorrências de descargas elétricas em Rondônia ocorrem entre setembro e outubro, período de transição da estação seca para a chuvosa, porém devido às condições climáticas da região Norte o alerta contra raios é constante.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil  é o País com maior incidência de raios no mundo, por ser mais localizado na região tropical. ‘‘O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de mortes devido a descargas atmosféricas. Nós temos um índice de 137 mortes por ano’’, afirmou o capitão, ressaltando que é no Norte que se concentram mais ocorrências de descargas elétricas. ‘‘Isso acontece devido à instabilidade climática existente na região’’.

Em Rondônia, segundo o Corpo de Bombeiros, há uma grande variação de incidência de raios conforme o clima e solo. Em Porto Velho, o índice de descarga atmosférica é de 6,4 raios por quilômetro quadrado durante o ano. Já no município de Vilhena, localizado em uma região mais elevada, essa incidência chega a 8,9, considerado um dos mais altos do País. E foi em Vilhena o registro da primeira ocorrência de vítima de raio nas primeiras semanas deste mês.

Os bombeiros foram acionados, a vítima recebeu os primeiros socorros e não apresenta sequelas. “A formação de raios está diretamente ligada às chuvas que são formadas pelas nuvens. As nuvens ao se formar se carregam de energias positivas e negativas e quando elas se aproximam muito da terra geram esta descarga atmosférica’’, explicou.

ORIENTAÇÕES

Capitão Iranildo dias orienta sobre cuidados contra raios

Capitão Iranildo dias orienta sobre cuidados contra raios

As descargas elétricas são tão intensas que podem levar à morte, e é por isso que o Corpo de Bombeiros orienta a população a adotar medidas de segurança. ‘‘Ainda falta conhecimento de como se comportar e onde ficar quando está ocorrendo uma tempestade. As pessoas precisam saber que a descarga elétrica procura o ponto mais alto’. Conhecimento que evitaria o cometimento de erros comuns como se abrigar debaixo de árvores e permanecer em local descampado.

O capitão explicou outras medidas que a população precisa adotar para se proteger dos raios.  ‘‘Dentro de casa é o lugar mais seguro para ficar quando está ocorrendo tempestade, mas é importante que se afaste dos materiais metálicos, como geladeira, fogão, janelas e, principalmente, não atender telefones de linha porque como está ligado à fiação elétrica a pessoa está sujeita a choque’’.

Agora se a tempestade começou e está longe de casa, o capitão indica outras medidas protetivas. ‘‘Se estiver em um local descampado e não tiver condições de procurar abrigo, recomendamos a mesma posição de impacto de avião: Se agachar, colocar a mão entre as pernas, abraçar os joelhos até que a tempestade passe’’.  Em caso de danos causados pelas descargas elétricas, o Corpo de Bombeiros de Rondônia está 24 horas à disposição para prestar socorro imediato através do 193.

Leia mais.

Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados durante passeios em rios, balneários e trilhas

Bombeiros concluem curso para atenderem nova legislação de prevenção contra incêndios em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Legislação, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo