Governo de Rondônia
25/04/2024

APERFEIÇOAMENTO

Corpo de Bombeiros de Rondônia encerra nesta quinta-feira curso de especialização em atendimento pré-hospitalar básico

28 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Para prestar serviços mais adequados à população nas áreas de defesa civil, prevenção e combate a incêndios; buscas, salvamentos e socorros públicos, o governo de Rondônia tem investido na aquisição de equipamentos e cursos de qualificação e aperfeiçoamento dos bombeiros militares de todas as unidades do estado. O mais recente investimento, conforme o capitão bombeiro Wândrio Bandeira, é a realização do curso de atendimento pré-hospitalar básico, que acontece desde o último dia 19 até esta quinta-feira (29), na Seção Contra Incêndio (SCI), que funciona ao lado do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, com aulas ministradas por oficiais e sargentos bombeiros.

Bombeiros são treinados para prestar primeiros-socorros

Coordenador do curso, o capitão explicou que o governo investiu, por meio do Corpo de Bombeiros, R$ 100 mil na aquisição de equipamentos e materiais, como bonecos de reanimação cardiopulmonar e simuladores de traumas e para parturientes, que estão sendo utilizados nas atividades teóricas e práticas. “Só o simulador para parturiente custou R$ 20 mil”, disse Wândrio Bandeira, completando que participam 35 bombeiros militares e integrantes da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

O curso a princípio foi organizado para atender aos integrantes do 1º Grupamento dos Bombeiros com atuação nos municípios de Buritis, Machadinho do Oeste e Ariquemes, mas diante da importância foi expandido para todos os voluntários, conforme a disponibilidade de vagas distribuídas pelas 14 unidades do Corpo de Bombeiros de Rondônia. “Trata-se da continuidade dos cursos oferecidos para especialização dos bombeiros, mas agora com outro formato e carga horária diferente, mais abrangente, com 100h/aula”, observou o capitão, que comanda o 1º Grupamento, com sede em Porto Velho e com abrangência também em Candeias do Jamari.

A aula inaugural foi realizada no auditório do quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, com a presença do coronel Felipe Santiago Chianca Pimentel, que comanda a corporação; do subcomandante-geral, coronel Demargli da Costa Farias; do chefe do Estado Maior Geral, coronel Gilvander Gregório de Lima; e do corregedor-geral, coronel Lindoval Rodrigues Leal, entre outros oficiais e praças.

A CSI foi inaugurada no aeródromo, em novembro de 2014, pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), atendendo às exigências e normas para maior segurança e melhores condições de trabalho para os agentes dos bombeiros que ficam no terminal aeroportuário. Além de abrigar os carros contra incêndio, o prédio dispõe de alojamentos completos para a alocação, descanso e treinamento dos bombeiros, depósitos de equipamentos, áreas de abastecimento rápido e integração com a área de treinamento com fogo.

Leia Mais:

Corpo de Bombeiros é reaparelhado para prestar serviço mais eficiente aos rondonienses; viatura de combate a incêndio e avião multimissão fazem parte dos investimentos

Bombeiros são capacitados em Porto Velho para operarem a escada mecânica mais moderna do mundo

Corpo de Bombeiros alerta população sobre cuidados nas atividades em rios de forte correnteza em Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Assessoria Corpo de Bombeiros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo