Governo de Rondônia
Segunda, 24 de setembro de 2018

INVESTIMENTOS

Corpo de Bombeiros é reaparelhado para prestar serviço mais eficiente aos rondonienses; viatura de combate a incêndio e avião multimissão fazem parte dos investimentos

27 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Viatura tem capacidade para 10 mil litros e é equipada para combate a incêndios urbanos

Uma viatura de combate a incêndio urbano com capacidade para 10 mil litros faz parte das mais recentes aquisições do Corpo de Bombeiros de Rondônia. Com bomba para recalque de água para combate às chamas, mangueiras; esguichos e equipamentos hidráulicos, o veículo custou cerca de R$ 588 mil e tem até o dobro do potencial dos utilizados no Estado. ‘‘Ele é considerado o melhor caminhão de combate ao incêndio urbano fabricado no Brasil’’, afirma o coordenador financeiro, capitão Hugo Rios.

E terá a companhia de mais três viaturas do mesmo modelo com a previsão de chegada até a segunda quinzena de abril. ‘‘Isso vai dar mais segurança à sociedade em caso de incêndios em setor industrial, prédios e apoio na época de queimadas’’, afirma o capitão. O Corpo de Bombeiros também está na expectativa da chegada ainda este semestre da aeronave 208 Grand Caravan com capacidade para 12 pessoas. Um investimento de mais R$ 9,5 milhões que será utilizada para multimissões desde combate a incêndio ao serviço aeromédico.

Aquisições que vêm somar com os investimentos feitos nos últimos meses. Essa é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros conta com equipamentos como desfribrilador semi automático para reanimação cardiorrespiratória, pulverizador com reservatório de três litros para combate a incêndio e simulador de parto avançado. Além de ambulâncias Hilux, capacetes de combate a incêndio; desencarcerador hidráulico automático; simuladores de primeiros; veículo tipo ônibus rodoviário e equipamentos de informática. E ainda investiu na capacitação dos servidores.

O coordenador financeiro, capitão Hugo Rios, afirma que Corpo de Bombeiros de Rondônia é um dos mais bem equipados do Brasil

Tendo como principal demanda o socorro às vítimas de trânsito, o Corpo de Bombeiros tem avançado na modernização e prestação de serviço com qualidade, afinal contar com equipamentos de precisão, qualidade e com as mais modernas versões tecnológicas é, segundo o capitão, imprescindível para o bom desempenho nas ocorrências.

Significa conter as chamas antes do fogo acabar com o patrimônio construído com muito esforço e garantir meios de restabelecer uma vítima que está em situação de saúde grave. ‘‘O Corpo de Bombeiros de Rondônia é um dos mais bem equipados do Brasil. O governo tem dado muito apoio para que o dinheiro público seja bem aplicado de maneira eficiente e responsável’’, avalia o capitão.

Leia mais.

Rondônia vai conhecer riscos de desastres naturais pelo celular, informa a Defesa Civil Estadual

 Bombeiros são capacitados em Porto Velho para operarem a escada mecânica mais moderna do mundo

 


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Capacitação


Compartilhe