Governo de Rondônia
29/03/2024

SEGURANÇA

Corpo de Bombeiros Militar alerta para cumprimento de normas de segurança em construções e manutenções prediais

11 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Trabalhos preventivos contribuem para evitar danos maiores em caso de ocorrência


Segurança e proteção às vidas em primeiro lugar. Esse é propósito que norteia a atuação do Governo do Estado, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, com as ações de fiscalização e prevenção à acidente em edificações, sejam públicas ou privadas.

As equipes têm atuado arduamente tanto na Capital quanto no interior do Estado promovendo a conscientização e orientação quanto à aplicação das normas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco contidas na Lei nº 3.924, de 17 de outubro de 2016, além de realizar ações de vistorias técnicas e análises de projetos contra incêndios.

O major José Constantino explica que os trabalhos preventivos contribuem para evitar danos maiores em caso de ocorrência e reforça para a população sobre a necessidade de as normas de segurança serem cumpridas, porém nem sempre isso acontece. “Prover segurança, esse é o maior intuito do cumprimento dessas normas. Mas, infelizmente, as pessoas não se atentam a isso. Só dão a atenção devida após ocorrer uma tragédia. E essa legislação vem mais rígida para que possam ser seguidas, sejam propriedades públicas ou privadas”, observou.

Corpo de Bombeiros também conta agora com o serviço técnico virtual, por onde são feitas as análises de projetos encaminhados para avaliação

O Corpo de Bombeiros Militar também conta agora com o serviço técnico virtual, por onde são feitas as análises de projetos encaminhados para avaliação, gerando assim mais celeridade e menos burocracia no processo de regularização de empresa. Tudo isso para garantir a segurança necessária da construção de algum tipo de edificação.

Todos esses trabalhos têm levado Rondônia à posição de um Estado sem evidências de acidentes envolvendo edificações. Para se ter uma ideia, só em 2019, foram mais de 70 mil atividades entre vistorias técnicas, análises de projetos, interdições, eventos temporários, entre outras.

Para conhecer mais sobre as normas de segurança, qualquer cidadão pode ter acesso através do site do Corpo de Bombeiros. Em caso de denúncia sobre irregularidades em alguma construção, ou qualquer edificação, a população também pode entrar em contato através do Canal de Denúncia 193.

Ainda de acordo com o major Constantino, o Corpo de Bombeiros Militar dará continuidade aos trabalhos de vistorias e irá tentar aumentar a demanda de vistorias inopinadas, para verificar qualquer tipo de locais que apresentem irregularidades ou riscos eminentes. “Estamos preservando vidas, famílias, ou algum conhecido nosso que vai entrar num prédio e pode correr risco de acidente com incêndio por falta de segurança. E a gente reforça, em caso de denúncia, a população para entrar em contato pelo 193 ou pelo nosso site”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo