24/04/2024

Costa Marques realiza XVII Festival de Praia neste final de semana

16 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Todo ano, moradores de Costa Marques e turistas se reúnem na praia do Curralinho para festejar o Festival de Praia. Esse ano a festa iniciou na quinta (15) e segue até domingo (18).

A praia de rio será vista de forma diferente, além de gaivotas, tartarugas que aparecem casualmente, neste final de semana a paisagem será tomada por pessoas em camping.

Com pouco menos que 20 mil habitantes, Costa Marques  atrai turistas com vários pontos turísticos. O Forte Príncipe da Beira, vila boliviana Buena Vista,  o Parque Estadual Serra dos Reis, a Fazenda Pau D’Óleo, Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale) e a Praia do Curralinho são alguns dos mais frequentados.

Na praia do Curralinho, onde acontece o XVII Festival de Praia, são esperados 10 mil turistas, que além de fomentar a economia da cidade, desde a compra de alimentos fornecidos pelas 18 barracas que atenderão na praia, assim como hospedagens nos hotéis, compra de vestimentas de praia e equipamentos de pesca. Os turistas ajudam na publicidade para visibilidade de uma cidade turísticas.

No sábado (17) e domingo (18) terão atividades de vôlei de praia, na categoria masculino e feminino. Outro esporte que terá competição na praia será o fut-volei. Além das atividades esportivas, todas as noites artistas regionais se apresentam para o público.

O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal estão fazendo a fiscalização no evento. Desde a segurança de banhistas, como blitzes para prevenir acidentes nas rodovias. O evento, por esperar um grande número de turistas, deixa a cidade com tráfego fora do normal vivenciado todos os dias por moradores e autoridades locais, que agradecem o reforço na fiscalização.

A Associação dos Barraqueiros (Asbarq), com apoio do Deputado Estadual Laerte Gomes, em parceria com Prefeitura de Costa Marques e a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) organizam o evento para que turistas explore tanto a praia como as atividades que acontecerão no decorrer do festival.  As pessoas são orientadas a não poluir o rio e preservar a praia, jogando lixo nos recipientes e mantendo a natureza limpa.

Texto: Maximus Vargas

Cultura, Distritos, Esporte, Evento, Governo, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade, Turismo